CursosPlanilhasSistemas de amortização

Explicando o Sistema de Amortização Linear – SAL

Hoje vou tentar explicar a fórmula do Sistema de Amortização Linear (SAL), ou como alguns dizem Sistema de prestações constantes a juros simples (SPCJS), conforme pedido por e-mail pela Laudiceia abaixo:


Eu não criei esse sistema de amortização e não criei a fórmula, todas as planilhas aqui do blog que contém esse sistema tem a referência, você pode conferir uma planilha mais atualizada na postagem PRICE, SAC, SAL, Gauss, MAJS e Hamburguês 420 meses”. A minha referência na época que eu pesquisei sobre esse método foi de um artigo do José Piragibe Figueiredo Mendes, chamado “Amortização de Empréstimos a Juros Simples – Sistemas de Pagamento Sem Anatocismo – Fortaleza – Ceará – 2007”. A fórmula do autor é a seguinte:

No artigo mencionado acima, na página 5, o autor coloca um exemplo fácil, o qual irei transcrever abaixo:

Exemplo de Cálculo das Prestações Constantes do SPCJS

Calculemos o valor da prestação mensal constante, a juros simples, referente a um financiamento de R$ 20.000,00 com prazo de 4 (quatro) meses, à taxa de juros simples de 10% ao mês.

Solução: VP = R$ 20.000,00; n = 4 meses; i = 10% a.m.; PGTO (Prestação) = ?

Empregando a expressão, acima, tem-se, 



Usando a fórmula no Excel

No Excel, para facilitar o cálculo eu usei 7 colunas, conforme imagem abaixo (a planilha com todas as colunas estão na postagem citada acima, para conferir basta fazer o download e reexibir as colunas ocultas):

A primeira coluna é usado uma sequencia normal de números, começando pelo 0, depois 1 …
A segunda coluna, conforme o título é prazo x a taxa; as próximas colunas seguem o cálculo que está no título da coluna correspondente. A quinta coluna merece uma explicação mais detalhada, ela é o fator (soma da linha atual da coluna 4, com a linha acima da mesma coluna) elevado a menos 1. A coluna com o nome Fator, nada mais é que uma função PROC para buscar o fator correspondente ao prazo total. Por último, a coluna Prestação é o valor do empréstimo multiplicado pelo fator. Pronto, simples assim! 

Espero ter ajudado e até a próxima!

12 thoughts on “Explicando o Sistema de Amortização Linear – SAL

  • Priscila Freiberger Schetz

    Nesta modalidade, como fazer no caso de pagamento antecipado da parcela? Como saber o valor para quitação antecipada?

    Resposta
    • Olá, depende do contrato, no seu caso, o pagamento antecipado da parcela recebe algum desconto? Se sim qual é? Dá até para montar alguma planilha específica que calcula isso. Quanto a quitação antecipada, esse será o saldo devedor correspondente ao mês do pagamento, sabe aquela coluna de saldo devedor, o qual a cada parcela paga ele é diminuído, aquele valor já é o valor presente do empréstimo. Se tiver mais dúvidas é só falar.

      Resposta
      • Priscila Freiberger Schetz

        Oi, boa noite, Tem o desconto da taxa de juros, por exemplo: o cliente de um financiamento de 120 parcelas, pagou na parcela 20 antecipou as parcelas 80 a 120. Na modalidade linear, como faço esse desconto de antecipação? A taxa é de 12% aa.
        Desde já obrigada pela ajuda.

        Resposta
        • Na planilha de evolução a cada parcela vai havendo uma amortização, e naquela linha tem o saldo devedor que ficou. Uma amortização extraordinária pode ser aplicada diretamente no saldo devedor mantendo o prazo como está (dessa forma a parcela ficará menor) ou fazer uma redução no prazo proporcional (para manter a parcela aproximadamente do mesmo valor). Nesse seu exemplo você vai pegar o saldo devedor de sua última parcela paga, subtraia com o total da amortização, pegue o resultado e jogue no campo empréstimo, como se fosse simular um novo valor, escolha o prazo que você queira (se será a diferença do prazo anterior ou a redução, para saber a redução do prazo basta pegar o valor da amortização e dividir pelo valor da parcela, você chegará no prazo aproximado de redução), e pronto! Não sei se ficou claro, qualquer coisa pode me enviar e-mail.

          Resposta
  • Ai depende de como será o cálculo, pois o termo "calcular a juros simples" pode ser interpretado de várias maneiras. Qual seria a fórmula matemática do cálculo de cada termo?Já a taxa pós fixada, normalmente é a indexação à TR, IGP-M ou outro. Aqui no blog tem várias planilhas que fazem isso, se nenhuma servir, me envia uma mensagem no meu e-mail.

    Resposta
  • Ai depende de como será o cálculo, pois o termo "calcular a juros simples" pode ser interpretado de várias maneiras. Qual seria a fórmula matemática do cálculo de cada termo?

    Já a taxa pós fixada, normalmente é a indexação à TR, IGP-M ou outro. Aqui no blog tem várias planilhas que fazem isso, se nenhuma servir, me envia uma mensagem no meu e-mail.

    Resposta
  • É possível calcular a juros simples através desta planilha com taxa de juros pós fixada?

    Resposta
  • É possível calcular a juros simples através desta planilha com taxa de juros pós fixada?

    Resposta
  • Parabéns pelo trabalho!

    Eu gostaria de uma planilha de investimento, aonde informo os valores investidos mês a mês. Com resgate do investimento no futuro, aonde eu informo o mês e ano, o valor investido, (com vários meses diferentes) e no final a data de resgate, e valor total apurado. Que a planilha faça o cálculo do % do retorno do investimento.

    Resposta
  • Parabéns pelo trabalho!

    Eu gostaria de uma planilha de investimento, aonde informo os valores investidos mês a mês. Com resgate do investimento no futuro, aonde eu informo o mês e ano, o valor investido, (com vários meses diferentes) e no final a data de resgate, e valor total apurado. Que a planilha faça o cálculo do % do retorno do investimento.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.