PlanilhasSistemas de amortização

Tabela PRICE com IGP-M

 
 
Hoje eu atendo ou pelo menos tento atender a mais um pedido, em continuação às postagens Tabela SAC com IGPM e  Planilha de cálculo de tabela PRICE, SAC, Juros Simples, Método Gauss (Anatocismo), os quais já geraram inúmeras planilhas diferentes de todo gosto!
 
A planilha não tem muito segredo, ela atualiza o IGP-M automaticamente (a cada nova abertura de arquivo) e tem o cálculo de uma tabela PRICE normal. A recomendação é fazer o download do arquivo e só assim abrir no seu computador, não utilize o Excel On-line.

ATUALIZAÇÃO 1 (28/11/2018)
Foi adicionado mais uma planilha no arquivo que recalcula o valor da parcela (a cada período escolhido) baseado no saldo devedor acumulado do IGP-M. Essa atualização foi um pedido por e-mail do Bruno Pascarelli.

ATUALIZAÇÃO 2 (20/02/2019)
A pedido da Maristela Leite por e-mail, foi adicionado mais uma planilha que calcula a atualização do IGP-M somente quando o IGP-M for positivo.

ATUALIZAÇÃO 3 (30/11/2019)
A pedido da Ana Paula Costa Velten por e-mail, foi adicionado mais uma planilha que atualiza o saldo devedor a cada 12 meses, pelo acumulado do IGP-M, e depois recalcula as parcelas. Nome da planilha “Saldo com incidência”. Observação: nos casos em que o acumulado dos 12 meses for negativo, o saldo devedor será atualizado pela taxa negativa, caso seja necessário, peça que eu realizo uma nova planilha onde ele desconsidera a atualização quando for negativo.

ATUALIZAÇÃO 4 (07/12/2019)
A pedido da Ana Paula Costa Velten por e-mail, foi adicionado mais uma planilha com o nome “Saldo incidencia se positivo”, o qual faz a mesma coisa que a planilha “Saldo com incidencia” explicada acima na atualização 3, mas ela só considera a atualização se o acumulado do IGP-M for positivo.TIRA DÚVIDAS
Recebi um e-mail do Marcelo Richard Valverde em 30/11/2018 com ótimas perguntas sobre essa planilha, vou colocar elas abaixo com a resposta, pois elas podem ajudar outras pessoas:

1) O IGP-M incide sobre o valor da parcela (principal e juros) ou somente sobre o principal? 

Resposta: O IGP-M pode incidir tanto no principal como também na parcela, isso vai depender do contrato que você assinou ou dos termos pactuados, não existe regra ou lei que obriga a forma de atualização monetária. A planilha dessa postagem tem três planilhas, a primeira o IGP-M incide na parcela, a segunda sobre o saldo devedor, e a terceira conforme já explicado acima incide sobre o saldo devedor mensalmente e a parcela é atualizada a cada período definido. Esses três tipos de cálculos são apenas pedidos feitos aqui no blog, não caracteriza um padrão a ser seguido no mercado, pois os bancos podem fazer de um jeito, imobiliária de outro etc.

2) O IGP-M incide em cascata? Ou seja, na terceira parcela o IGP-M incide sobre o valor atualizado da segunda parcela? Deste modo o valor das prestações seriam sempre crescentes?

Resposta: novamente isso vai depender do que foi estipulado entre as partes. Na planilha aqui dessa postagem (primeira planilha do arquivo) o IGP-M incide mensalmente em cada parcela, exemplo: Foi feito inicialmente o cálculo da parcela de um empréstimo e ficou 300,00 mensal, então todo mês será 300,00, e cada mês incidirá o IGP-M daquele mês, dessa forma não terá efeito cascata. O efeito cascata aconteceria se houvesse a incidência do IGP-M tanto na parcela como também no saldo devedor.

3) Presumindo um IGP-M médio, há como comparar um financiamento com juros mensais e IGP-M, com outro onde incide apenas juros?

Resposta: é meio complicado estipular um IGP-M médio, pois varia muito de um ano para outro, basta olhar na própria planilha aqui da postagem onde tem a séria história do índice. Mas mesmo assim caso queira fazer uma média, é possível sim comparar um com o outro, aqui no blog tem várias planilhas de cálculo de tabela PRICE, com e sem IGP-M basta olhar no menu “MAPA DO BLOG”, dessa forma você coloca os valores em duas planilhas e compara, é o melhor jeito de se comparar, melhor até do que usar um valor médio.
 

Essa planilha agora faz parte do conjunto de planilhas chamado “Sistemas de amortização” ou “SIMOR”, clique para ser direcionado.

64 thoughts on “Tabela PRICE com IGP-M

  • Carol Quintela

    preciso de ajuda para calcular parcelas de financiamento com IGPM+12% ao ano em tabela price. Vc tem um modelo? vende?
    obrigado

    Resposta
    • Oi Carol, tem o link no final da postagem para direcionar para a planilha que você precisa.

      Resposta
  • você poderia passar seu email de contato. Preciso fazer um calculo imobiliario e quem sabe você pode me ajudar.

    Resposta
  • Oi Jorge tudo bem?Estou tentando fazer uma comparação entre financiar pelo banco ou pela construtora.Enquanto o banco rh tabela sac 360 meses , a construtora é 180 meses prive. Ambos com a mesma tava de juros..Mas a construtora tem anuais alem da a parcela e ambas atualizam pelo Igpm. Existe uma planilha p eu fazer o cálculo é comparar.

    Resposta
  • Oi Adriana, aqui no blog tem uma planilha de PRICE com IGP-M, se ela não for suficiente para calcular, detalha como será o cálculo que eu faço uma para você. Olha no menu MAPA do Blog, qualquer coisa me envia um e-mail

    Resposta
  • Boa noite estou com uma duvidú de tabela prime e IGPM qual melhor pra comprar um imóvel usado??

    Resposta
  • Parabéns pela planilha Jorge! Existiria a possibilidade do índice IGP-M ser calculado a cada 12 meses acumulado?

    Resposta
  • Tenho um financiamento pela tabela PRICE corrigida pelo IGP-M de um imóvel (peguei um valor e dei meu imovel como garantia) desde agosto de 2012 que termina em 2026, as prestações aumentam a cada mês. Estou tentando quitar antecipadamente e a empresa esta me dizendo que o saldo devedor é cerca de 16% a mais do valor que peguei de eprestimo.Existe alguma forma de calcular para saber se o que eles estão cobrando é realmente devido?Agradeço, pois já estou desesperada com esse pagamento.

    Resposta
  • Olá, a planilha dessa postagem já faz o cálculo do IGP-M, se a planilha não está atendendo ao seu caso específico, envie um e-mail para mim detalhando como é o cálculo que eu monto uma planilha para você, se possível coloque um exemplo, ou até mesmo a planilha de evolução da dívida.

    Resposta
  • Então não estou sabendo pq ficou acertado de pagar 24 parcela de um valor e 96 de outro valor ela e possível fazer dessa forma

    Resposta
  • O link está normal, me envia os print por e-mail das telas do antes e depois de clicar no link para eu entender o que está acontecendo.

    Resposta
  • Bom dia amigo, existe sim. Terá que fazer um laudo e entrar com uma ação. Já fiz algumas ações aqui na minha região com base nesse tipo de cálculo. As vezes o banco ou financeira costuma cobrar o IGPM também sobre os valores das parcelas de amortização e dos juros, alem de atualizar o SD. Ambos compõem a prestação. Isso faz com que a prestação aumente bastante. A financeira da MRV (banco intermedium) costuma embutir dessa forma. Se você for do estado do ES estou a disposição como advogado e contador.

    Resposta
  • Amigo Jorge Abrão, não consigo usar a tabela. Será que acabou? poderia disponibilizar para seu amigo. Desde já agradeço.

    Resposta
  • Planilha fantástica! Parabéns pelo excelente trabalho e pela utilidade pública!

    Resposta
  • Bom Dia Jorge,nao consigo descarregar o arquivo só abre no excel online 🙁

    Resposta
  • Boa Tarde Jorge Abrão!Estou com uma dúvida.Já estou com a Tabela Price calculada graças à sua excelente planilha.Como é feita a correção pelo IGP-M, que em meu caso é correção mensal?O calculo deve ser no Saldo Devedor, no Valor da Parcela ou em ambos?Gostaria de entender qual cálculo deve ser feito no Excel para chegar ao Valor da Parcela, Juros e Saldo Devedor com a aplicação do IGP-M todo mês.No mais, gostaria de parabenizá-lo pelo EXCELENTE TRABALHO!Obrigada desde ja!Veronica Santos

    Resposta
  • Olá Alba, depois de abrir no Excel online, você tem um menu no canto superior onde tem a opção de abrir no seu programa do computador ou fazer o download dele.

    Resposta
  • Olá Jorge, excelente matéria. Enviei um email acerca de uma duvida extra. Muito obrigada desde ja, Veronica

    Resposta
  • Quando é o mesmo prazo e mesma taxa, o SAC sempre será melhor, porque você irá pagar menos juros do que o PRICE. Como ambas tem atualização por IGP-M, não é necessário levar em conta ele. Agora para calcular, você pode usar essa planilha aqui mesmo da postagem, juntamente de outras que eu já fiz com balão e IGP-M, se mesmo assim não resolver detalha o cálculo para mim por e-mail que eu te faço uma.

    Resposta
  • Sim é possível, basta você jogar cada valor separado. Coloca primeiro o valor de 24 parcelas, verifica o cálculo para saber se está certo, depois joga o valor de 96x. Se preferir faça uma cópia da planilha para você ter os dois cálculos simultâneo.

    Resposta
  • Oi Adriana, o meu e-mail está no menu contato aqui do blog! Fique a vontade para me enviar uma mensagem.

    Resposta
  • Bom dia Jorge!Comprei um imóvel e meu saldo saldo a financiar e 150mil e entrei em acordo com. Construtora de pagar pela igmp-m +1% pelo sistema price, mas ao pagar 15 parcela paguei por volta de 18mil e meu saldo ainda subiu cerca de 19 mil além do que paguei será que esse valor está correto e se vc tem alguma tabela que eu possa calcular?Obrigado

    Resposta
  • tenho um financiamento direto com uma construtora e estou com duvidas no valor cobrado pois existem parcelas semestrais e mensais e preciso saber se a composição está correta. Exemplo: imovel de 200mil, entrada de 60mil, sendo 65mil em 60x com base price+igpm e 75mil em 6 intermediarias semestrais com base price+igpm. Como calcular?

    Resposta
  • Olá Jorge, excelente matéria. Enviei um email acerca de uma duvida extra. Muito obrigada desde ja, Veronica

    Resposta
  • Olá Alba, depois de abrir no Excel online, você tem um menu no canto superior onde tem a opção de abrir no seu programa do computador ou fazer o download dele.

    Resposta
  • Bom Dia Jorge,
    nao consigo descarregar o arquivo só abre no excel online 🙁

    Resposta
  • Boa Tarde Jorge Abrão!
    Estou com uma dúvida.
    Já estou com a Tabela Price calculada graças à sua excelente planilha.
    Como é feita a correção pelo IGP-M, que em meu caso é correção mensal?
    O calculo deve ser no Saldo Devedor, no Valor da Parcela ou em ambos?
    Gostaria de entender qual cálculo deve ser feito no Excel para chegar ao Valor da Parcela, Juros e Saldo Devedor com a aplicação do IGP-M todo mês.
    No mais, gostaria de parabenizá-lo pelo EXCELENTE TRABALHO!
    Obrigada desde ja!
    Veronica Santos

    Resposta
  • Planilha fantástica! Parabéns pelo excelente trabalho e pela utilidade pública!

    Resposta
  • O link está normal, me envia os print por e-mail das telas do antes e depois de clicar no link para eu entender o que está acontecendo.

    Resposta
  • Amigo Jorge Abrão, não consigo usar a tabela. Será que acabou? poderia disponibilizar para seu amigo. Desde já agradeço.

    Resposta
  • Sim é possível, basta você jogar cada valor separado. Coloca primeiro o valor de 24 parcelas, verifica o cálculo para saber se está certo, depois joga o valor de 96x. Se preferir faça uma cópia da planilha para você ter os dois cálculos simultâneo.

    Resposta
  • Então não estou sabendo pq ficou acertado de pagar 24 parcela de um valor e 96 de outro valor ela e possível fazer dessa forma

    Resposta
  • Bom dia Jorge!

    Comprei um imóvel e meu saldo saldo a financiar e 150mil e entrei em acordo com. Construtora de pagar pela igmp-m +1% pelo sistema price, mas ao pagar 15 parcela paguei por volta de 18mil e meu saldo ainda subiu cerca de 19 mil além do que paguei será que esse valor está correto e se vc tem alguma tabela que eu possa calcular?
    Obrigado

    Resposta
  • Quando é o mesmo prazo e mesma taxa, o SAC sempre será melhor, porque você irá pagar menos juros do que o PRICE. Como ambas tem atualização por IGP-M, não é necessário levar em conta ele. Agora para calcular, você pode usar essa planilha aqui mesmo da postagem, juntamente de outras que eu já fiz com balão e IGP-M, se mesmo assim não resolver detalha o cálculo para mim por e-mail que eu te faço uma.

    Resposta
  • Oi Adriana, aqui no blog tem uma planilha de PRICE com IGP-M, se ela não for suficiente para calcular, detalha como será o cálculo que eu faço uma para você. Olha no menu MAPA do Blog, qualquer coisa me envia um e-mail

    Resposta
  • Oi Jorge tudo bem?
    Estou tentando fazer uma comparação entre financiar pelo banco ou pela construtora.
    Enquanto o banco rh tabela sac 360 meses , a construtora é 180 meses prive. Ambos com a mesma tava de juros..
    Mas a construtora tem anuais alem da a parcela e ambas atualizam pelo Igpm. Existe uma planilha p eu fazer o cálculo é comparar.

    Resposta
  • tenho um financiamento direto com uma construtora e estou com duvidas no valor cobrado pois existem parcelas semestrais e mensais e preciso saber se a composição está correta. Exemplo: imovel de 200mil, entrada de 60mil, sendo 65mil em 60x com base price+igpm e 75mil em 6 intermediarias semestrais com base price+igpm. Como calcular?

    Resposta
  • Oi Adriana, o meu e-mail está no menu contato aqui do blog! Fique a vontade para me enviar uma mensagem.

    Resposta
  • você poderia passar seu email de contato. Preciso fazer um calculo imobiliario e quem sabe você pode me ajudar.

    Resposta
  • Olá, a planilha dessa postagem já faz o cálculo do IGP-M, se a planilha não está atendendo ao seu caso específico, envie um e-mail para mim detalhando como é o cálculo que eu monto uma planilha para você, se possível coloque um exemplo, ou até mesmo a planilha de evolução da dívida.

    Resposta
  • Bom dia amigo, existe sim. Terá que fazer um laudo e entrar com uma ação. Já fiz algumas ações aqui na minha região com base nesse tipo de cálculo. As vezes o banco ou financeira costuma cobrar o IGPM também sobre os valores das parcelas de amortização e dos juros, alem de atualizar o SD. Ambos compõem a prestação. Isso faz com que a prestação aumente bastante. A financeira da MRV (banco intermedium) costuma embutir dessa forma. Se você for do estado do ES estou a disposição como advogado e contador.

    Resposta
  • Tenho um financiamento pela tabela PRICE corrigida pelo IGP-M de um imóvel (peguei um valor e dei meu imovel como garantia) desde agosto de 2012 que termina em 2026, as prestações aumentam a cada mês. Estou tentando quitar antecipadamente e a empresa esta me dizendo que o saldo devedor é cerca de 16% a mais do valor que peguei de eprestimo.
    Existe alguma forma de calcular para saber se o que eles estão cobrando é realmente devido?
    Agradeço, pois já estou desesperada com esse pagamento.

    Resposta
  • Boa noite! Acredito que está tendo uma confusão, vamos lá!
    Tabela PRICE é o sistema de amortização, onde as parcelas são iguais, é o método de amortização mais usado. Agora IGP-M é um índice financeiro que é um dos índices da inflação, normalmente se usa ele para atualizar monetariamente algum valor, como parcela e saldo devedor, ele pode ser usado em conjunto com algum sistema de amortização, como o PRICE que você citou "prime", ou o SAC, ou outro qualquer. Se a sua dúvida é entre o PRICE e o SAC, o melhor é o SAC, pois você paga menos juros.

    Resposta
  • Boa noite! Acredito que está tendo uma confusão, vamos lá!
    Tabela PRICE é o sistema de amortização, onde as parcelas são iguais, é o método de amortização mais usado. Agora IGP-M é um índice financeiro que é um dos índices da inflação, normalmente se usa ele para atualizar monetariamente algum valor, como parcela e saldo devedor, ele pode ser usado em conjunto com algum sistema de amortização, como o PRICE que você citou "prime", ou o SAC, ou outro qualquer. Se a sua dúvida é entre o PRICE e o SAC, o melhor é o SAC, pois você paga menos juros.

    Resposta
  • Parabéns pela planilha Jorge! Existiria a possibilidade do índice IGP-M ser calculado a cada 12 meses acumulado?

    Resposta
  • Boa noite estou com uma duvidú de tabela prime e IGPM qual melhor pra comprar um imóvel usado??

    Resposta
  • Boa noite Jorge! coo vai? muito bom seu trabalho, nem sei como agradecer. obrigado.

    Resposta
  • Boa noite Jorge! coo vai? muito bom seu trabalho, nem sei como agradecer. obrigado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.