Administração

Resenha do Livro O Segredo de Luísa de Fernando Dolabela

 

Com mais de 170 mil exemplares vendidos, O segredo de Luísa se tornou referência quando o assunto é empreendedorismo. Adotado por universidades e MBA’s em todo o Brasil, o que faz este livro ser tão especial é o fato de tratar do assunto através de uma saborosa história com trama, conflitos, reviravoltas e personagens a quem nos apegamos e para quem torcemos. Usando como fio condutor a trajetória de Luísa, uma jovem mineira entusiasmada com a ideia de abrir uma empresa para vender a deliciosa goiabada que sua tia produz, Fernando Dolabela ensina passo a passo tudo o que é preciso saber para ir do sonho ao mercado. Com uma estrutura completamente inovadora, o livro oferece a alternativa de se concentrar na história ou se aprofundar nas informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial. Se você ainda não leu o livro compre agora no site da Amazon. Confira abaixo a resenha do livro:

Dentro do universo de Minas Gerais, o livro aborda uma história onde discrimina desde a ideia de um produto/empresa até à sua conclusão no plano de negócios e início de atividade. A personagem Luísa é uma típica jovem dos nossos tempos onde os pais na ânsia dos filhos realizarem aquilo que eles não conseguiram ou no afã de sempre querer o “melhor” para o filho forçam eles a ingressarem em cursos superiores, o qual muita das vezes não decidiu ou não se identifica com a área a ser seguida. O reflexo dessa atitude são cursos onde turmas começam com 40 ou 30 alunos e formam apenas 10 ou menos, ou até mesmo profissionais que após se formarem ficam frustrados e vão atuar em outra área de formação por não se realizarem. Um exemplo bem comum dessa situação são os casos de empreendedores de sucesso que após largarem o curso na universidade construíram empresas de sucesso mundial, como Mark Zuckerberg do Facebook, Steve Jobs da Apple, Bill Gates da Microsoft, Michael Dell da Dell, Eike Batista das várias empresas “X”.

O primeiro assunto abordado é a motivação e o perfil do empreendedor, Luísa ao procurar o professor Pedro começa associar as qualidades e as características que normalmente um empreendedor apresenta os quais muitas delas não são natas, e sim adquiridas durante a vida, prova essa que muitos estudiosos acreditam que o empreendedorismo pode e deve ser ensinado desde a escola por ser de grande importância para desenvolvimento econômico do país. A ideia do empreendedor se torna a sua maior motivação, Luísa com a sua empresa Goiabadas Maria Amália (GMA) torna sua obsessão e começa a estruturar forças para enfrentar qualquer barreira sendo ela afetiva, familiar ou até mesmo financeira. O interessante na instrução de Pedro, e no ensino em geral do empreendedorismo é que ao contrário do ensino em geral nas escolas, é o instrutor que faz as perguntas, deixando o empreendedor incumbindo de procurar as respostas e elas servirem como guia para seu estudo e planejamento da nova empresa.

Pedro instrui Luísa e começa a dar forma na sua ideia, o seu maior desafio é conciliar seus relacionamentos com seu noivo e com a sua família, e também com o seu curso de odontologia. A realidade é simples, Luísa para colocar seus planos em prática terá que estudar o mercado, procurar um mentor, criar sua rede de relacionamento de pessoas que efetivamente poderá ajudar sua empresa, e se dedicar bastante no estudo na internet e nas organizações que prestam auxílio para início das empresas. Conforme já citado, essa dedicação toda de Luísa para transformar seus planos em realidade irá lhe custar muito caro, seu noivado começa a ficar abalado, as incertezas de Delcídio aumentam da mesma forma que os sumiços de Luísa, aos sábados e outros dias comuns dos encontros são transformados em compromissos não explicados. A família que recebia visitas quase todas as semanas agora ficava só nos telefonemas, até tia Fernanda que foi umas das primeiras a receber as confissões de Luísa sobre suas intenções da GMA e de não seguir carreira do seu curso de odontologia, não recebia também visitas com frequência.

Luísa passa para o próximo passo, procura um mentor, dono de uma fábrica de biscoitos, o senhor André. Uma pessoa com experiências, capaz de antecipar os erros e dar melhor suporte, por também ser empreendedor. Com André, ela estabelece novas metas para a análise de mercado e finalmente iniciar seu plano de negócios. Luísa nessa ocasião já não é a menina somente com ideias, já pesquisou e está por dentro do universo da empresa. Após procurar o mentor, Pedro também orienta para que ela busque os sistemas de suporte que nada mais é do que instituições ou organizações que se dedicam a apoiar empresas emergentes.

A família de Luísa preparou para ela uma ardilosa armadilha para não só arrumar o emprego no consultório do Dr. Luís, como também a compra de um apartamento para ela e o Delcídio, e uma lua de mel no Caribe. Todas essas informações foram dadas a ela em sua casa em Ponte Nova, em uma trama que praticamente a deixou sem jeito e sem resposta, nessa ocasião todos acharam que Luísa tinha se emocionado e que aceitava tudo da forma que foi apresentado. Não demorou muito para todos ficarem sabendo o contrário, seu desinteresse em seguir carreira como odontóloga, seu rompimento do noivado e sua nova paixão. Eduardo que até então ficara restrito na vida de Luísa apenas como consultor de administração, tinha na ocasião da consulta despertado em Luísa algo mais, sentimentos estranhos que ela mesma havia ficado confusa e que em um encontro inesperado no supermercado veio a confirmação de tudo o que se passava.

Vida transformada com seu rompimento de noivado e uma nova paixão com Eduardo, Luísa prosseguiu com o seu plano de negócios com a ajuda de Pedro, André e Eduardo. Em primeiro lugar o plano de marketing analisando o mercado como os dados do setor, concorrentes, fornecedores e clientes. Em segundo lugar as estratégias de marketing, identificando os objetivos, os produtos que pretende lançar, o preço e o que os consumidores e revendedores estão dispostos a pagar por ele, como o produto será distribuído e que forma será comunicado ao público que aquele produto existe (promoção e propaganda).

O ponto de impacto para Luísa foi quando ela começou elaborar o plano financeiro. Começou pelos investimentos iniciais, passando para apuração dos resultados (lucros e perdas), fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, payback, taxa interna de retorno e valor presente líquido, ela percebeu que para tudo dar certo iria precisar de um investimento inicial de mais de R$ 40.000,00, recurso esse praticamente impossível tanto para Luísa, quanto para sua família. Seu sonho sendo jogado no chão devido à impossibilidade financeira inicial foi um grande choque para ela, viu meses de pesquisa e muito esforço totalmente desperdiçados, ainda mais quando procurou bancos onde empréstimos só eram concedidos mediante garantia real. A última esperança era entrar em contato com Pedro, e foi justamente ele a pessoa que por meio de contatos conseguiu um empresário capaz de emprestar toda uma estrutura de produção à um preço muito bom para aluguel, a GMA iria finalmente começar.

Cinco anos depois e Luísa agora realizada com sua indústria, de 200 mil reais de venda locais a 8 milhões de dólares de exportação, com representantes nos EUA, Argentina e Espanha. Luísa assim como a sua empresa cresceu, e isso se confirma com sua frase de discurso quando ganhou o prêmio Empreendedor Global do Ano, onde disse: “Para o empreendedor, o ser é mais importante que o saber”.

6 thoughts on “Resenha do Livro O Segredo de Luísa de Fernando Dolabela

  • É isso que faz a grande diferença no mercado de hoje, buscar o próximo como instrutor e conselheiro de parcerias para toda uma vida. "para começar é apenas preciso começar." faça a diferença acontecer!!!

    Resposta
  • É isso ai, humildade as vezes é importante e evita quebrar a cara no futuro! É mais sábio aprender com os erros dos outros do que com os nossos!!

    Resposta
  • Um ótimo guia para o começo da jornada do empreendedor.

    Resposta
  • Um ótimo guia para o começo da jornada do empreendedor.

    Resposta
  • É isso ai, humildade as vezes é importante e evita quebrar a cara no futuro! É mais sábio aprender com os erros dos outros do que com os nossos!!

    Resposta
  • É isso que faz a grande diferença no mercado de hoje, buscar o próximo como instrutor e conselheiro de parcerias para toda uma vida. "para começar é apenas preciso começar." faça a diferença acontecer!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.