Administração

Estatística – Variável Qualitativa e Variável Quantitativa – Exemplo

Mais um pedido atendido:


A questão proposta foi:

Este desafio permitirá colocar em prática os conceitos de Métodos Quantitativos.Veja a seguir uma tabela que mostra o lucro da Eletrobrás desconsiderando os impactos dos eventos não operacionais.

Tabela 1 – Lucro da Eletrobrás, desconsiderando os impactos dos eventos não operacionais, 2012 – 2017 (R$ milhões)

1 Inclui a correção monetária em 2016 e 2017, anos em que a informação está disponível.

Fonte: adaptada de Dias (2017).

Com base na Tabela 1 e nos seus conhecimentos relacionados aos Métodos Quantitativos, realize as tarefas a seguir:

a) Considerando que as variáveis podem ser classificadas em qualitativas ordinais, qualitativas nominais, quantitativas contínuas ou quantitativas discretas, apresente a classificação da variável Lucro/Prejuízo estudada. Justifique a sua resposta;

Resposta: o primeiro passo é entender o que é essa classificação de variável. Combinando as informações do Wikipédia (referências dadas: 1-As variáveis quantitativas e qualitativas e os testes estatísticos – Pós-graduando; 2-BALIEIRO, Júlio César de C. Introdução à estatística – USP) e do artigo do Laboratório de Estatística e Geoinformação da UFPR (Universidade Federal do Paraná) diz que:

Variável Qualitativa: São aquelas que se baseiam em qualidades e não podem ser mensuradas numericamente. Uma variável é qualitativa quando seus possíveis valores são categorias. Classificadas pela sua escala de medida:

1) Escala Ordinal: São aquelas que podem ser colocadas em ordem, mas não é possível quantificar a diferença entre os resultados, por exemplo, a classe social (A, B, C, D, ou E). Existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,…, dezembro).

2) Escala Nominal: São aquelas que não podem ser hierarquizadas ou ordenadas, não tem nenhuma ordem de variações, comparadas apenas por igualdade ou diferença, como a cor dos olhos, o local de nascimento, sexo, carreira, região onde mora,  fumante/não fumante, doente/sadio.

3) Escala Intervalar: é possível quantificar as diferenças entre as medidas, mas não há um ponto zero absoluto, como quando é dado a mínima e máxima temperatura.

Variável Quantitativa: São aquelas que são numericamente mensuráveis, ou seja, que seus possíveis valores podem ser numéricos ou de contagem. Estas ainda dividem-se em:

1) Variável Quantitativa Discreta: o conjunto de resultados possíveis pode ser finito ou enumerável. Exemplos: número de filhos, alunos numa escola, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.

2) Variável Quantitativa Contínua: os valores formam um intervalo ou união de números reais. Exemplos: peso, massa, altura, pressão sistólica, nível de açúcar no sangue.


Ou seja, a variável Lucro/Prejuízo é o valor de lucro ou prejuízo que a empresa Eletrobrás teve em um determinado ano, dessa forma como é um valor numericamente mensurável e não é um valor que participa de uma escala ou um intervalo (pois ninguém sabe quando a empresa deixará de existir, pode ser daqui um dia, um ano, 10 anos etc) é uma variável quantitativa discreta.

A segunda questão foi respondida pela postagem: Reta de regressão no Excel.

Se gostou, deixe um comentário abaixo.

4 comentários sobre “Estatística – Variável Qualitativa e Variável Quantitativa – Exemplo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.