Administração

Trabalho sobre custos, custo marginal, receita marginal, lucro, exemplo prático

Hoje eu atendo mais um pedido:

A questão começa assim:

A empresa “Branquinha” deseja expandir e consequentemente é imprescindível analisar o cenário econômico da região onde a organização será instalada, visto que o gestor deve preocupar-se com todos os detalhes do seu negócio. Considerando os estudos realizados pela empresa sobre a constituição do preço de produtos e serviços, foram estimadas algumas informações relevantes para a viabilidade econômica e financeira desse novo investimento.

As informações levantadas referentes à produção são (tabela 1):

Custo fixo da instalação fabril e administrativa;
Custos variáveis da produção;
Preço praticado para a distribuição é de R$ 5,00.

Tabela 1 – Quantidades e respectivos custos de produção.

Nota: PT (Q) = Quantidade produzida; CFT = Custo fixo total; CVT = Custo variável total

Verifica-se que as informações sobre custos são insuficientes, incompletas e imprecisas, impossibilitando o gestor de identificar alguns custos como, custos totais de produção, custo fixo, custo variável médio, custo médio do produto, custo marginal e por fim o custo mínimo de produção.

Em relação às informações dos custos de produção na Tabela 1, você irá auxiliar a empresa a identificar os custos supracitados além de encontrar a receita total, receita média e lucro máximo da empresa, tendo como base o preço de distribuição praticado e por fim produzir um relatório interpretando a dinâmica dos custos e lucros apontando suas tendências e ponto ótimo.


—————————————————————————————-
Observações: 1) O delta colocado acima na fórmula, significa a variação, ou seja, o resultado atual da linha menos o resultado da linha anterior, 2) “Cfme” é custo fixo médio, 3) Cvme é custo variável médio, 4) Ctme, é custo total médio, 5) Cmg é custo marginal, que segundo a Wikipédia, é “a mudança no custo total de produção advinda da variação em uma unidade da quantidade produzida. Por outras palavras, podemos ainda dizer que o custo marginal representa o acréscimo do custo total pela produção de mais uma unidade, podendo ainda dizer-se que é o corresponde ao custo da última unidade produzida.”, 6) Rmq, é receita marginal, da mesma forma que o custo marginal.

A resolução da questão juntamente com a planilha está no link abaixo:


Em 23/10/2018 foi pedido para complementar a resposta com um relatório, segue abaixo o relatório solicitado:

A planilha acima apresenta simulações de custo e receita para quantidade de produção que vão de 0 a 100.000 unidades. Como já esperado o custo fixo permanece o mesmo em qualquer quantidade produzida fixando em 30.000,00. Já o custo variável apresenta um comportamento anormal, onde não segue uma tendência em relação à quantidade produzida, variando entre 240% do faturamento em 10.000 de produção a 90% do faturamento com 100.000 produzidos. Estranhamente a melhor relação entre o custo variável e o faturamento é com 60.000 unidades produzias que fica com 76,67%, e os maiores lucros são de 70.000 e 80.000 unidades, ficando com 50.000 de lucros em ambos os casos. A comparação fica mais absurda quando se compara o volume máximo produzido que é 100.000 com a metade da produção, pois nessas duas quantidades a empresa tem o mesmo lucro de 20.000,00. Abaixo é apresentado dois gráficos que mostra a tendência do custo fixo e a do lucro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.