A importância de se possuir um banco de dados
Bancos de dados ou bases de dados são coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. São de vital importância para empresas e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura.
Um exemplo claro da utilização do banco de dados é na definição da política de promoções das empresas. Com o cadastro é possível identificar quem é o cliente, quais as suas preferências, seus fatores de decisão de compras e com isso adequar o seu plano de marketing por meio das ferramentas do mix-mercadológico (produto, promoção, praças, pessoas, processos e evidências físicas) de forma a criar uma proposta tão personalizada que seja impossível de o cliente trocar determinada empresa por outra.
Como acessar os mais diferentes bancos de dados pelo Excel
Às vezes, os dados que você quer não estão na sua pasta de trabalho do Excel – podem estar em um banco de dados, em um arquivo XML, na Web, em um arquivo de texto ou em um de muitos outros lugares. Seria ótimo trabalhar com esses dados diretamente em sua pasta de trabalho, mas é melhor não ter de importá-los recorrentemente para garantir que permaneçam atualizados. A criação de uma conexão permanente da sua pasta de trabalho com essa fonte de dados torna mais fácil assegurar que os dados com os quais você está trabalhando estejam sempre atuais.
No grupo Obter Dados Externos na guia Dados, você pode criar conexões com várias fontes de dados: