Administração

O que é Fisiocracia?

François Quesnay


Movimento que não existia em 1750, a Fisiocracia empolgou de 1760 a 1770, mas já estava esquecido por volta de 1780, exceto por alguns economistas. Considerado, por muitos autores, mais uma “seita” de filósofos-economistas do que uma escola econômica, surgiu e desapareceu como um meteoro, em torno do Dr. Quesnay.

Dentre os discípulos de Quesnay destacaram-se: o marquês Mirabeau (1715-1789), Paul Mercier de la Rivière (1720-1793), G. F. Le Trone (1728-1780), o padre Nicolas Baudeau (1739-1817), Pierre S. Dupont de Nemours (1739-1817), Turgot (1726-1781) e Grão-Duque de Borden (1728-1811).

A Fisiocracia impôs-se principalmente como doutrina da ordem natural: o universo é regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejada pela Providência Divina para a felicidade dos homens.

Precursor em alguns campos, distinguiu-se Quesnay na formulação de princípios de filosofia social utilitarista (obter a máxima satisfação com um mínimo de esforço), do Harmonismo (embora consciente do antagonismo de classes, acreditava Quesnay na compatibilidade universal ou complementaridade dos interesses pessoais numa sociedade competitiva), da teoria do capital (os empresários agrícolas só podem iniciar seu trabalho devidamente equipados, ou seja, se dispuserem de um capital no sentido de riqueza acumulada antes de iniciar a produção, mas não analisou a formação e o comportamento do capital monetário e do capital real).

No quadro econômico, Quesnay representou de modo simplificado, o fluxo de despesas e de bens entre as diferentes classes sociais, distinguindo um equilíbrio de quantidades globais.
Tal Comom Cantillom, evidenciou a interdependência entre as atividades econômicas. Indicou como a agricultura fornece um “produto liquido” que se reparte entre as classes da sociedade e admitiu ser a terra produtora da mais-valia.

Em 1764, Adam Smith, então professor de Filosofia Moral na Universidade de Glasgow, entrou em contato com Quesnay, Turgot e outros fisiocratas, ao visitar a França. Doze anos depois, tornou-se o chefe da Escola Clássica que, juntamente com a Escola Fisiocrática, marcou o início da fase propriamente científica da economia.

Peço a você que deixe um comentário aqui embaixo, compartilhe nas suas redes sociais e curta a página no facebook! Aproveite também e diga qual assunto da administração você gostaria de ver aqui!

Acesse a página do Universo Administração no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.