Assédio moral e sexual
As organizações constantemente têm debatido o tema de assédio moral e sexual, mas pouco se vê divulgado na mídia ou debatido nos nossos três poderes. Como resultado poucas ou quase nenhuma medida é tomada sobre esse assunto. Da mesma forma, a nossa cultura traz traços fortes de sexualidade, nosso humor expressa bem essa situação, e gostamos falar de um modo picante. Entretanto, o assédio sexual fica bem longe disso, e só com a informação que a sociedade poderá se defender e exercer seus direitos.
Outra perversidade que vem acontecendo dentro das empresas é o assédio moral. Ele se caracteriza pelo abuso de poder de uma hierarquia maior que a vítima, onde difamar para ele é comum e faz parte. Essa prática vem sendo diminuída pela própria identificação e através de novas tendências administrativas como uma hierarquia mais horizontal.
Os velhos modelos culturais da sociedade acabam propiciando o aumento dessas perversidades dentro das organizações. O assédio moral e sexual não serão extintos somente com leis e medidas de conscientização. A sociedade deve passar por uma mudança profunda, ao ponto que uma cantada de um assédio seja diferenciada claramente. É importante salientar que o assédio sexual não acontece só com vítimas do sexo feminino, no filme Assédio Sexual (1994) podemos observar muito bem essa situação um ponto difícil de acreditar pela essência que é uma mulher, na música Mulher de Erasmo Carlos temos essa nítida impressão.
Esclarecimento sobre o assédio sexual
Com o intuito de esclarecer a respeito do assédio sexual, ele está ligado sempre ao poder, a uma condição que a vítima dependa, como na relação com um chefe, médico e paciente, professor e aluno etc. No entanto, é difícil obter provas para a condenação de um assédio, mas as vítimas não podem se calarem, como também se omitirem diante de tal injustiça, pois é necessário ir até o final na luta dos seus direitos. Dessa forma ela será ajudada e também toda a sociedade que faz parte do ambiente empresarial interno e externo.
Em suma a sociedade de um modo geral vem se transformando, a cada dia que passa vão conhecendo seus direitos e os exercendo. Além disso, as vítimas vão tomando cada vez mais conhecimento sobre o tema, melhorando a defesa na prevenção e nos casos de denúncia, e até mesmo diminuindo a ação dos agressores. Certamente, agindo desta forma, estaremos colaborando para um mundo melhor.
Veja mais sobre o assunto no post da Leidyane Gomes, no site Jusbrasil.
Veja outros posts relacionados daqui do site.