Plano de Negócio
O que é um plano de negócio? Como o próprio nome diz, é um plano ou um planejamento para criar uma empresa, ou um negócio como queira. Nele tentará prever todas as situações possíveis como se a empresa já estivesse em funcionamento, com informações muito importantes como a viabilidade financeira, se é rentável, quanto tempo irá demorar para se ter o dinheiro investido de volta o famoso Payback Time, e várias outras informações importantes para qualquer empreendedor. É possível iniciar uma empresa sem fazer um plano de negócios? Seria muito ignorante dizer que não, já que muitas empresas surgiram dessa forma, apenas com a vontade do empreendedor. O plano de negócios elimina a chance do empreendedor de cometer erros “bobos” e desperdiçar energia em uma coisa que pode não dar futuro, ou pelo menos não atender às expectativas dos interessados.
Antes de começar com a estrutura, dar um exemplo, e as dicas do como fazer um plano de negócio, é bom realizar uma leitura sobre a arte de empreender, pois mais do que criar um plano de negócio, o que vai valer mesmo no final das contas é a energia, a vontade do seu criador de colocar tudo aquilo em prática. Existem três postagens aqui mesmo no blog que falam do universo empreendedor, acesse:
A estrutura do plano de negócio não tem muito segredo, e para aqueles que acham muito extenso, digo que cada parte realmente será necessária, e tente ser o mais verdadeiro e próximo da realidade em seu preenchimento, uns dizem que para a construção de um bom plano de negócio leva de três a seis meses, pois na maioria das vezes o empreendedor não está no mercado, e as informações serão árduas de se obter, em algumas vezes terá que procurar o futuro concorrente e tentar uma entrevista. Essa parte de conseguir informações com o concorrente é o mais difícil, pois dependerá do tipo da abordagem e do estado de espírito da pessoa entrevistada, uns utilizam uma abordagem sincera, mostrando sua real intenção outros tentam mascarar usando como fachada ser de uma empresa de pesquisa, ou até mesmo ser aluno de uma faculdade de administração. Qual é a melhor abordagem? Ser sincero sempre é a melhor opção, tente sempre a estratégia do ganha/ganha, mostre uma opção para seu concorrente no qual ele será beneficiado, talvez com uma estratégia sua, um sistema gerencial ou outra pesquisa ou solução que você tenha encontrado no qual se ele passar as informações para você, ele ganhará em troca. Não procure um concorrente do lado do local que você planeja se instalar, que dificilmente a estratégia do ganha/ganha funcionará.
Estrutura
Sumário Executivo
- Resumo dos principais pontos do plano de negócio;
- Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;
- Dados do empreendimento;
- Missão da empresa;
- Setores de atividades;
- Forma jurídica;
- Enquadramento tributário;
- Capital social;
- Fonte de recursos.
Análise de Mercado
- Estudo dos clientes;
- Estudo dos concorrentes;
- Estudo dos fornecedores.
Plano de Marketing
- Descrição dos principais produtos e serviços;
- Preço;
- Estratégias promocionais;
- Estrutura de comercialização;
- Localização do negócio
Plano Operacional
- Layout ou arranjo físico;
- Capacidade produtiva/comercial/serviços;
- Processos operacionais;
- Necessidade de pessoal.
Plano Financeiro
- Estimativa dos investimentos fixos;
- Capital de giro;
- Investimentos pré-operacionais;
- Investimento total (resumo);
- Estimativa do faturamento mensal da empresa;
- Estimativa do custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações;
- Estimativa dos custos de comercialização;
- Apuração dos custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas;
- Estimativa dos custos com mão-de-obra;
- Estimativa do custo com depreciação;
- Estimativa dos custos fixos operacionais mensais;
- Demonstrativo de resultados;
- Indicadores de viabilidade.
Construção de Cenários
Avaliação Estratégica
- Análise da matriz F.O.F.A.
Avaliação do Plano de Negócio
Exemplo de Plano de Negócio
O plano de negócio apresentado aqui de um salão de beleza foi desenvolvido utilizando o software do SEBRAE e possui informações reais e fictícias, ele servirá de base para você desenvolver seu plano de negócio, para download clique aqui.
Dicas na Elaboração do Plano de Negócio
O SEBRAE de Minas Gerais tem em seu site disponível para download gratuitamente o software Plano de Negócio 2.0, ele auxilia na elaboração dando exemplos e material de apoio caso necessário. Para download visite a página do SEBRAE clicando aqui.
O plano de negócio é mais uma ferramenta da série Ferramentas Gerenciais e de Apoio a Tomada da Decisão, nas próximas postagens serão abordadas novas ferramentas. Se você gostou compartilhe e poste um comentário logo abaixo.
Obrigado, espero poder ajudar você e outros com novas publicações!
Adorei o blogger! Os temas abordados são excelentes, super importantes para nós futuros administradores e para aqueles que já exercem esta importante função.
Ficarei sempre de olho para novas publicações! Parabéns Jorge Abrão