Tecnologia

Lista de conceitos certificação EXIN DevOps Foundation

Pipeline de implantação: conforme Leonardo Matsumota, um pipeline de implantação é uma manifestação automatizada do seu processo para levar o software do controle de versão para as mãos de seus usuários. Todo o processo – do conceito ao dinheiro – pode ser modelado como um mapa de fluxo de valor. Envolve os processos de Integração Contínua, Entrega Contínua e Implantação Contínua.

Backlog do Produto: segundo o site do TRT, é uma lista priorizada de itens sobre os quais o Time de Desenvolvimento trabalhará no decorrer do projeto. Trata-se da lista de funcionalidades e requisitos que deverão ser entregues ao cliente ao longo das Sprints. Ele é atualizado, reordenado e refinado de acordo com o nível de detalhes que é possível de se ter em cada momento do projeto.

Sprint: Roberto Gil Espinha diz que, Sprint, no framework Scrum, é um período de tempo limitado a um mês ou menos, no qual uma versão incremental e usável de um produto é desenvolvida.

Affinity: segundo o Google Translate, é afinidade, parentesco, relação, semelhança.

Agile infrastructure: pelo site da SUSE, uma infraestrutura de TI ágil é aquela projetada para oferecer suporte a implantação e provisionamento rápidos, além de atualizações e melhorias incrementais. Leva o nome da metodologia de desenvolvimento que ficou famosa no Manifesto de 2001 para o Desenvolvimento Ágil de Software.

Automated testing: Automação de teste é o uso de software para controlar a execução do teste de software, a comparação dos resultados esperados com os resultados reais, a configuração das pré-condições de teste e outras funções de controle e relatório de teste. Fonte: Wikiédia.

Automation: automação é o uso de tecnologia para executar tarefas com o mínimo de assistência humana possível. A automação pode ser usada por qualquer setor que envolva tarefas repetitivas, mas é mais frequente nos setores de manufatura, robótica, automobilística e também tecnologia, presente em sistemas de TI e software de decisão de negócios. Fonte: Red Hat.

Blamelessness: traduzindo para o português fica irrepreensibilidade, Blameless é não culpar as pessoas pelas falhas, mas sim identificar no processo as falhas e corrigi-las. Sem deixar de lados as responsabilidades inerentes da função. Fonte: Fernando Ike

Build: no contexto do desenvolvimento de software, é o processo ou o resultado da conversão dos arquivos de código-fonte em um ou mais artefatos de software que podem ser executados em um computador. Fonte: Wikipédia.

Build management: Com a mudança para integração e entrega contínuas, o gerenciamento de construção tornou-se uma parte importante do ciclo de vida de teste e desenvolvimento de software. O gerenciamento de compilação é o processo de coletar todos os ativos a serem incluídos em uma versão de software, executando todas as tarefas automatizadas para compilar, criar e testar o sistema e, em seguida, implantar nos ambientes de desenvolvimento e teste em preparação para a preparação. Fonte: SpiraTeam.

Business value: O valor de negócio, na Agilidade, é constantemente descrito como o valor percebido, ou requerido, por clientes, patrocinadores, stakeholders do projeto. Fonte: AgileIT

Gestão de mudanças de TI: é um processo de Gestão de Serviços de TI (ITSM) que torna mais fácil para sua empresa implementar mudanças em sua infraestrutura de TI. Ajuda a empresa a solicitar, priorizar, autorizar, aprovar, programar e implementar quaisquer mudanças. Quer a mudança seja complexa ou simples, um bom processo de Gerenciamento de Mudanças de TI ajuda a controlar os riscos e reduzir ao mínimo as interrupções em seus serviços. Fonte: TOPdesk.

Cloud computing: computação em nuvem é um termo coloquial para a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador. Fonte: Wikipédia

Collaboration (in DevOps): colaboração é a palavra chave do DevOps, é se reunir como uma única equipe para resolver qualquer problema no programa, o que atrapalha o objetivo do programa, mantendo o foco no cliente e resolvendo-o assumindo-o como seu próprio problema o mais rápido possível, sem nenhum jogo de culpa. Em vez da equipe de desenvolvimento (DEV) jogar a culpa para a equipe de operações (OPS) (produção), ou vice versa, as duas equipes se unirem para resolver o problema, sendo o problema no código, ou na configuração da capacidade do servidor, por exemplo. Fonte: Software Testing Help.

Commit code: commit em inglês é confirmar, então commit code é confirmar o código, mas precisamente confirmar a última alteração realizada no código. O site do Geek Hunter defini como sendo a confirmação de um conjunto de mudanças provisórias, a mudança sai de provisória para permanente, definitiva. Em um sistema de controle de versões, o último commit é a versão atual (principal), e é possível analisar o que foi cada “commit”, e se for o caso, voltar a versão anterior, o penúltimo commit.

Communication styles: estilos de comunicação em português é a forma de comunicar, para diferentes tipos de pessoas e personalidades, para que o DevOps seja implantado com mais eficiência e eficácia. No site Right Brain elenca 4 estilos de comunicação baseado no teste DISC, o estilo D (dominância) é orientado para resultados, ele deve ver o quadro geral. O I (influência) é orientado para a ação, colaboradores, comunicadores sociais. O estilo F (forte) quer ter certeza sobre a mudança, calma. O estilo C (consciente) é detalhista, valoriza a precisão e a qualidade.

Jorge Abrão

Administrador especialista em gestão de negócios, controladoria, finanças corporativas, mercados financeiros e de Capitais e em engenharia de sistemas. É bancário desde 2012, tendo atuado em diversas áreas de agência, TI e por último em risco em segurança cibernética. Já atuou em consultorias empresariais, desenvolvedor de ferramentas gerenciais e professor de Excel Avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.