Administração

Porque a Administração é necessária nas empresas

Postagem patrocinada


Cheia de campos de atuação, a Administração ganhou um espaço enorme dentro das empresas. E nunca o perdeu desde então.

Um dos temas mais abordados atualmente sem dúvida, é o tema da Administração. Com a globalização, quase todos os mercados ficaram abertos e a concorrência fica cada vez mais acirrada. Todas as organizações precisam e dependem de novos sistemas de gerenciamento, além de um novo corpo de profissionais que podem mantê-las em condições de crescimento e atualização no mercado.

Nesse ponto que entram os administradores. Somente eles são capazes de lidar melhor com as rotinas administrativas, fazendo a maior diferença no meio corporativo e podendo levar as empresas ao topo da lista de sucesso. Por isso, o curso de Administração ganha muito peso no contexto atual.

Não é à toa que alguém como Pedro Parente foi eleito, de acordo com a Exame, um dos maiores CEO do Brasil no setor de petróleo, gás e petroquímica, sendo contratado para reerguer empresas como a Petrobras. Afinal sua experiência do processo administrativo permite que ele possa retomar o controle da companhia e reerguê-la dos danos sofridos no anos anteriores.

É claro que não existe uma genialidade por trás de um administrador. Todas as pessoas possuem certa habilidade em como administrar um negócio de sucesso.

Na verdade, todas as pessoas já nascem precisando administrar tudo, mesmo que de uma forma mais empírica. Seja de um bebê com as mães por conta do choro, as babás com as chantagens emocionais, os amiguinhos com os brinquedos… A grande diferença é que alguns levam esse lado administrativo de uma maneira mais potente para a vida adulta.

Teoricamente, a área da administração é dividida em diversos campos de atuação, como:

Administração financeira
Administração da produção
Administração pública
Administração de materiais
Marketing
Gestão de pessoas
Administração de Sistemas de Informação

No entanto, como a maioria das atividades, cada uma dessas especialidades que o curso de administração pode oferecer procuram desenvolver técnicas específicas na gestão do seu processo prático. Todas essas rotinas administrativas vão culminar em um único ponto, já que a função em si coordena e integra as demais partes, através do gestor ou administrador.

Como foco das preocupações empresariais no último final de século, a competitividade tem recebido uma enorme atenção. Por isso, a fim de enfrentar um ambiente com essa característica tão crescente, as organizações se sentem pressionadas a promover mudanças de estratégia em um ritmo cada vez mais acelerado.

Nesse contexto, a administração de empresas e a mudança organizacional se configuram não apenas como um fenômeno necessário, mas sim uma rotina diária essencial para o negócio sobreviver. Além disso, os itens que movem a empresa para cima são a satisfação do cliente e a capacidade dos administradores de promover essa satisfação.

No entanto, para isso, é necessário agregar valor ao produto oferecido por meio de uma melhoria infinita nos processos da organização e na atualização constante dos profissionais. Essa é uma das funções administrativas.

Mesmo tudo parecendo meio óbvio, muitas empresas ainda vivem em transição de processos administrativos, o ponto principal de divergência com a administração pública. Os modelos arcaicos, burocráticos, extremamente hierarquizados e com baixo valor agregado estão dando lugar a um modelo administrativo mais ágil, rápido, enxuto, focado no cliente, com revisão permanente e melhorias contínuas. São esses novos itens que os cursos de administração vêm moldando e ensinando, mesmo a passos lentos.

Para muitos estudiosos, os processos administrativos e não as pessoas, são a chave para um desempenho sem falhas. Afinal, uma empresa é formada por um conjunto inteiro de processos que se relacionam. O recurso administrativo da empresa deve ser obtido em função de uma compreensão e melhoria de seus processos.

Outros estudiosos, no entanto, dizem que o mais importante para uma empresa são os colaboradores. Para eles, a gestão de pessoas é a ferramenta estratégica dos negócios atuais. Os administradores que utilizam essa teoria acreditam no conceito do capital humano, uma teoria que defende que o fortalecimento dos colaboradores deve ter tanta atenção quantos outros setores da empresa.

Diante de tantos conceitos e teses possíveis de ser encontrado, qualquer tipo de decisão baseada no empirismo vai deixar de fazer cada vez menos parte das teorias da administração. Por isso, até o termo foi substituído com uma maior aceitação pela visão holística. Usar mecanismos para melhoria de processos na empresa pode ter uma maior qualidade, produtividade e lucro através dos processos administrativos.

Não dependendo apenas de uns setores, para que exista um processo bem desenvolvido, todos os colaboradores e áreas precisam estar em harmonia. Com isso, sinergia é a palavra da vez. Todas as ramificações de recursos administrativos dentro da empresa precisam interagir de maneira automática e a todo o momento, tendo como foco a melhoria necessária para o processo.

O que existe no curso de administração moderna é que os novos paradigmas administrativos estão conquistando uma grande quantidade de adeptos, na medida em que as empresas vão percebendo como a economia globalizada é uma enorme arena global, com desafios muito maiores e várias quedas de muros. Dessa forma, é impossível continuar carregando um processo administrativo ultrapassado, adaptar e inovar é o único meio de sobrevivência.

Um gerenciamento eficiente dos processos aperfeiçoa a capacidade da organização de antecipar, gerenciar e responder a todas as mudanças do mercado, além de maximizar as oportunidades de negócios. A criação e observação de processos adequados também podem reduzir todas as ineficiências e erros causados por conta da redundância de informações e ações das empresas.

Manter a agilidade dos negócios por meio do gerenciamento de processos administrativos virou uma necessidade para manter a vantagem da competição. No entanto, é a capacidade do administrador que vai fazer com que a engrenagem funcione. Seja na hora de gerir pessoas ou processos simultâneos, apenas alguém técnico em administração pode fazer com que uma empresa conquiste cada vez mais espaço dentro de um mercado.

A capacidade de um bom administrador precisa ir muito além de planejar, dirigir, organizar e controlar. É ele que deve saber como utilizar todas essas divisões juntas e, ainda assim, conseguir manter certo equilíbrio para poder tomar as decisões corretas em momentos cruciais na empresa.

O segredo de um bom técnico em administração, não estão apenas nas suas habilidades práticas e nos seus conhecimentos teóricos, mas sim, na sabedoria em dosar cada uma delas em conjunto, produzindo a diferença necessária para sua empresa e marca progredirem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.