Administração

Bloco econômico ASEAN

ASEAN

A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é atualmente um bloco econômico formado por Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja. Originada em 8 de Agosto de 1967, a ASEAN surgiu inicialmente como uma tentativa dos países da região em firmar um acordo de respeito mútuo.

Em 1976 foi assinado o Tratado de Amizade e Cooperação entre os países, o qual garantia, em síntese, a soberania de cada país. Desta forma, cada Estado se comprometia a respeitar a independência e soberania do outro, assim, todas as questões relacionadas a esses países seriam resolvidas de forma pacífica e diplomática, sem o uso da força de coerção.

Em 1992, os países-membros decidiram transformar o tratado de cooperação em um bloco econômico em si, projetando uma zona de livre comércio até o ano de 2008. Visando a competitividade da região, a ASEAN possui acordos de cooperação com Japão, China, e União Européia.

POLÍTICA

No setor político, a entidade tem mantido a paz entre os países-membros com base na igualdade e no espírito de coordenação, estabelecendo uma série de sistemas de cooperação. Através da parceria com a China, o Japão e a Coréia do Sul (10 + 3), a Cúpula do Leste Asiático e o Fórum Regional da ASEAN desenvolveram cooperações com os principais países da Ásia, América e Europa para a concretização da paz, estabilidade, desenvolvimento e prosperidade. Além de acelerar o desenvolvimento de seus países-membros, a entidade reforçou enormemente sua posição internacional no Sudeste Asiático.
ECONOMIA E CULTURA

No setor econômico, os países-membros da ASEAN esforçaram-se pela integração regional para aumentar o poderio conjunto. A entidade criou a zona de livre comércio do Sudeste Asiático para pôr na prática a tarifa zero no comércio regional. Será estabelecida em fins de 2015 a comunidade econômica da ASEAN buscando o aumento da competitividade. No final de 2006, seu PIB chegou a US$ 500 bilhões de dólares. Além disso, a construção da área de investimento da ASEAN que reorganizará os mercados de seus países-membros atraiu investimentos diretos tanto de investidores de dentro bloco, como de terceiros países. Para desenvolver as relações econômicas bilaterais, a ASEAN assinou e assinará acordos de livre comércio com a China, Japão, Coréia do Sul, Índia, Austrália e Nova Zelândia.

Na área cultural, a ASEAN vem desenvolvendo constantemente o intercâmbio pessoal e cultural. Para proteger as heranças culturais, foi assinada a Declaração sobre o Patrimônio Cultural da ASEAN. Foi firmado, também, um acordo sobre a isenção mútua de vistos de turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.