Administração

Análise crítica case Extreme Results



Baseado no que foi proposto no case Extreme Results, clique aqui para acessá-lo, a seguir segue proposta de análise.

O planejamento de comunicação integrada de marketing está bom ou precisa ser melhorado? Precisa fazer mais pesquisas, repensar as campanhas ou as ferramentas de comunicação que foram selecionadas?

A estratégia utilizada pela Empresa Extreme Results tendo como principal estratégia o marketing multinível foi muito bem escolhida. As empresas concorrentes que estão no mercado em sua grande maioria possuem marcas fortes, estrutura consolidada, rede de produtos conhecida e diversos clientes, e possíveis clientes que são diariamente afetados pela intensiva propaganda realizada em revistas especializadas, televisão, diversos mega eventos e patrocínios. O marketing multnível consegue de forma sorrateira a penetração no mercado, tornando seus clientes em parceiros na distribuição e na divulgação dos produtos. As principais alterações dentro do planejamento são:

  1. Estabelecer plano de treinamento dos distribuidores cadastrados, e tornar obrigatório para novos credenciamentos;
  2. Implantar sistemas de CRM ou caso seja inviável financeiramente criar metodologia de trabalho capaz de ser orientada nos princípios do relacionamento, focado no crescimento da empresa e dos produtos, buscando sempre a satisfação do consumidor. Questões como: qual é o resultado esperado? Qual é o resultado percebido? Está condizente o produto com o preço pago? Você consome suplementos alimentares de quais marcas? E outras precisam ser respondidas e processadas pela empresa a fim de garantir o fluxo correto de feedback, fazendo com que a empresa seja atualizada e personalizada a todo momento, atendendo de forma eficaz seus três nichos de clientes;
  3. Conforme já foi colocado no plano de marketing da empresa, ela com certeza devem alterar seu site e o layout dos seus produtos. A Extreme Results poderá escolher em separar a sua comunicação ou para tornar os custos menores escolher layouts mais neutros capazes de atender todos os três públicos. Atualmente a sua comunicação é mais voltada para o público da “massa magra”, o interessante seria segmentar sua comunicação para atrair também o público do emagrecimento e o público da saúde. Concordo inclusive com a afirmação do texto sobre a programação visual, onde erra nas poucas peças de comunicação, em cores escuras, tipologia pesada e layouts poluídos;
  4. Sobre a ação de degustação em academias cabe uma ressalva, pois é melhor realizar acompanhamento dos clientes e depois realizar divulgação, do que experimentar, até por que o efeito é com o tempo e não com o gosto imediato como energético ou algum refrigerante. Os produtos capazes de fornecer energia devem sim ser demonstrados, não se esquecendo de serem devidamente explicados para quem experimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.