Administração

Aprendizagem Organizacional


Classificar como uma visão retórica a aprendizagem organizacional, não é uma afirmação sem fundamento. A realidade encontrada na maioria das empresas é um pensamento estruturado essencialmente em rotinas, rotinas que muitas das vezes não são registradas, ao ponto de qualquer mudança em seus operadores é motivo de dor de cabeça para os coordenadores, gerentes ou superiores imediatos. É lógico que implantar mudanças nessas rotinas é algo possível, mas fica essa sensação de ideia de um mundo de fantasias, pois a dificuldade é extraordinariamente grande, pois irá depender da cultura local e organizacional praticada, onde haverá muita ou pouca resistência.

Outro ponto chave que reforça a questão da visão utópica é o tempo que leva para tais mudanças acontecerem, pois armar estratégias da mudança de paradigmas como a aprendizagem organizacional é uma medida de longo prazo. A teoria apresentada no livro A Quinta Disciplina de Peter Senge, como em muitos outros Best-Sellers da área da Administração, como a Arte da Guerra, O monge e o executivo, etc., discutem ideias que viram modismo nas empresas devido à possibilidade de colocar em prática, por mais que seja fantasia.

As ideias podem abrir novos horizontes nas mentes dos administradores, elas não devem ser apenas copiadas, no texto de Yeda Swirski, Organizações de aprendizagem ou aprendizagem organizacional, é abordado esse tema de maneira crítica e ainda contém exemplos reais em contextos organizacionais diferentes, clique aqui para acessá-lo.

O objetivo da aprendizagem organizacional deve ser a adaptação, melhorar no que for possível e aumentar ao máximo seus limites. As trocas de informações endógenas e exógenas no ambiente da empresa são de fundamental importância para o aprendizado contínuo, e a documentação que se transforma em regras é um agente catalizador para que as mudanças organizacionais aumentem sua eficácia e se prolongue durante sua existência, deixando a empresa em um patamar vantajoso perante a concorrência.

8 comentários sobre “Aprendizagem Organizacional

  • Aline, muito obrigado pela participação! No seu caso, a empresa em que trabalha é uma escola, nesse ambiente a aprendizagem organizacional atuaria registrando procedimentos administrativos, atividades extra classe, decisões em situações cotidianas, etc. A concorrência seria as demais escolas.

    Resposta
  • Jorge,o prazer é meu em participar do seu blog.Sempre que tiver tempo(rs)estarei aqui na sua tela refletindo e expressando minha opinião.Analisando dessa forma concordo com você porém o resultado da minha empresa queNÃO É A MINHA ESCOLA E SIM MEUS ALUNOS NO QUAL SÃO ELES QUE EU REFIRO e É QUE TENHO Q GERAR E OBTER RESULTADOS(por isso sou líder).Quem está na concorrência são eles e não a escola,no mundo em que vivemos não medimos "PODER" por elas e sim por quem possui o conhecimento e sabe aplicá-lo.NO CASO DO ADMINISTRADOR a empresa que tem um líder detentor do conhecimento capaz de gerir a aplicabilidade do mesmo será EXATAMENTE O QUE FARÁ O DIFERENCIAL no mercado de Trabalho e com certeza será a Melhor empresa e não a maior.Pode até me perguntar.E quando a maioria das empresas já o fazem?O poder estará nas mãos de mais aplica o conhecimento.Aline Oliveira Carvalho.Palmas-TO

    Resposta
  • Sou líder no universo em que vivo .A cada dia a "minha empresa"exige de mim lidar com mudanças rápidas e até mesmo inesperadas.O desenvolvimento desenfreado da telecomunicação impõe um ritmo acelerado no cotidiano das pessoas.E isso gera em mim como líder um impacto e por que não no ambiente coorporativo?Todos os dias são quantidades gingantescas de informação e com toda certeza e convicçãotem faltado TEMPO para buscar o conhecimento,pelo aprendizado,UM FATOR IMPORTANTEPARA INDIVÍDUOS E ORGANIZAÇÕES.Aline Oliveira Carvalho.Palmas-TO

    Resposta
  • Jorge,o prazer é meu em participar do seu blog.Sempre que tiver tempo(rs)estarei aqui na sua tela refletindo e expressando minha opinião.Analisando dessa forma concordo com você porém o resultado da minha empresa queNÃO É A MINHA ESCOLA E SIM MEUS ALUNOS NO QUAL SÃO ELES QUE EU REFIRO e É QUE TENHO Q GERAR E OBTER RESULTADOS(por isso sou líder).Quem está na concorrência são eles e não a escola,no mundo em que vivemos não medimos "PODER" por elas e sim por quem possui o conhecimento e sabe aplicá-lo.NO CASO DO ADMINISTRADOR
    a empresa que tem um líder detentor do conhecimento capaz de gerir a aplicabilidade do mesmo será EXATAMENTE O QUE FARÁ O DIFERENCIAL no mercado de Trabalho e com certeza será a Melhor empresa e não a maior.Pode até me perguntar.E quando a maioria das empresas já o fazem?O poder estará nas mãos de mais aplica o conhecimento.
    Aline Oliveira Carvalho.Palmas-TO

    Resposta
  • Aline, muito obrigado pela participação! No seu caso, a empresa em que trabalha é uma escola, nesse ambiente a aprendizagem organizacional atuaria registrando procedimentos administrativos, atividades extra classe, decisões em situações cotidianas, etc. A concorrência seria as demais escolas.

    Resposta
  • Sou líder no universo em que vivo .A cada dia a "minha empresa"
    exige de mim lidar com mudanças rápidas e até mesmo inesperadas.
    O desenvolvimento desenfreado da telecomunicação impõe um ritmo acelerado no cotidiano das pessoas.
    E isso gera em mim como líder um impacto e por que não no ambiente coorporativo?
    Todos os dias são quantidades gingantescas de informação e com toda certeza e convicção
    tem faltado TEMPO para buscar o conhecimento,pelo aprendizado,UM FATOR IMPORTANTE
    PARA INDIVÍDUOS E ORGANIZAÇÕES.

    Aline Oliveira Carvalho.Palmas-TO

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.