Administração

Clima Organizacional – Hierarquia, liberdade e vantagens!

É sabido que o clima organizacional é um efeito específico de uma determinada área originário da cultura organizacional da empresa. É ele que mede a satisfação, a identificação, o comprometimento e o envolvimento com a organização. Um bom clima organizacional é sempre sinônimo se sucesso, pois ele caminha para a eficácia e a eficiência de todos os procedimentos realizados.

A hierarquização, principalmente aquela de modelo vertical, dificulta a comunicação intra-setorial e extra-setorial para a melhoria de processos e na solução de problemas. Muitos problemas são adiados ou até mesmo modificados no aspecto da sua gravidade em decorrência da distância entre a pessoa afetada (origem) e a chefia final (solução), essas deficiências na comunicação colaboram para o detrimento do clima organizacional. O interessante seria uma mudança no organograma para que fique mais próximo a comunicação, mantendo os canais de comunicação abertos, independentemente da hierarquia.

Outro fator de peso que está agregando valor ao clima organizacional e consequentemente à cultura organizacional em se tratando dos novos modelos de gestão é a atribuição da liberdade e de vantagens participativas para os colaboradores. Seguindo o exemplo do que acontece em empresas como a Google onde a criatividade é totalmente estimulada, os funcionários têm total liberdade de horário, como também na prática de atividades recreativas em pleno expediente de trabalho, ficando como exigência rigorosa da empresa, apenas o cumprimento das metas estabelecidas. As vantagens também colaboram para o aumento da satisfação e comprometimento com os objetivos da organização, vantagens essas como a participação dos lucros e ações da empresa, além de um bom plano de saúde e outros agregados, que dão importância para a vida pessoal de cada colaborador.

Inovar é sempre preciso para gerar um diferencial competitivo, mas as inovações só serão possíveis se todos estiverem envolvidos e entendidos sobre suas ações para o alcance dos objetivos da organização, só assim, a empresa como um todo, será uma empresa de sucesso, uma empresa de superação, uma empresa que todos irão ganhar, participar, e se sentir responsável pelo sucesso alcançado. Veja também a Entrevista com Arthur Mrinho de Medeiros, consultor da Tempo Consulting, falando sobre gestão de clima organizacional em períodos de incerteza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.