Planilhas

Planilha de cálculo de utilização do cheque especial



Recebi um pedido inusitado esses dias de um leitor do blog sobre fazer uma planilha que fosse capaz de calcular os juros do cheque especial, o famoso limite da conta, ou LIS, ou CROT, enfim, vários nomes são dados a ele! Acho essa planilha um pouco desnecessária nos tempos atuais pois os bancos, pelo menos a maioria, já disponibilizam esse cálculo em seus extratos, ou ficam provisionados nos lançamentos futuros, tanto dos juros, como também do IOF (imposto sobre operações de crédito, que em muitos casos pode aparecer a sigla IOC).
 
Esse leitor apresentou uma planilha bloqueada da Financenter (www.financenter.com.br), apesar de apresentar no final da planilha que é proibido a reprodução da mesma, disponibilizo ela com algumas modificações, e para falar a verdade não concordo totalmente com essa metodologia de cálculo, nem em precisar de uma planilha para fazer isso, pelo motivo que eu coloquei acima (os bancos já disponibilizam esse cálculo diariamente).
 
Acredito que ela poderá ser usada mais para controle pessoal do que para o efetivo cálculo dos juros e IOF, se o objetivo for para controle pessoal, eu recomendo uma planilha que eu já publiquei em 27/11/2014 aqui mesmo no blog, chamada Planilha de controle financeiro pessoal, vale a pena conferir.
 
Orientação para utilizar a planilha: a planilha não está bloqueada e todos os campos de cor cinza devem ser evitados, pois contém fórmulas, as células de cor branca podem e devem ser alterados.

ATUALIZAÇÃO EM 03/03/2019
Conforme pedido pelo Marcelo Souza, em um comentário aqui nessa postagem, atualizei a planilha para o cálculo dos juros diariamente, e atualizei também a forma correta de cálculo do IOF, seguindo a orientação do site da Receita Federal. A conversão da taxa mensal para diária está considerando o período de 30 dias em um mês.

Segue abaixo o link para download, se gostar deixe um comentário abaixo. É sempre bom baixar a planilha para o seu computador para depois utilizá-la.

Planilha de cálculo de utilização do cheque especial

22 thoughts on “Planilha de cálculo de utilização do cheque especial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.