Ferramentas Gerenciais

Exemplo prático de DRE e Balanço Patrimonial

É essencial que um administrador conheça e possa entender um Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) e um Balanço Patrimonial (BP). Essa área é o que chamamos de contabilidade financeira, pois o DRE como o próprio nome diz analisa o resultado de uma empresa e o BP analisa o patrimônio, essas informações são fundamentais para tomada de decisão.


Se você é iniciante e deseja saber mais sobre os conceitos básicos de um balanço patrimonial, clique no link e confira. Tem outra postagem aqui no blog que fala sobre os tipos de situação líquida e regimes contábeis, é muito importante que você as entenda bem antes de continuar. Em relação à DRE é de extrema importância que você consiga entender como apurar o lucro bruto e o custo das mercadorias vendidas.

E se você é daqueles que precisa analisar uma DRE e BP para saber a situação de uma empresa, veja a relação das principais Análises Contábeis.

Exemplo Prático

Faça o DRE e o BP da empresa X que apresentou os seguintes valores em 30/11.

CAIXA—————————————————————————-29.000
ESTOQUE DE MERCADORIAS————————————————-81.900
DUPLICATAS A PAGAR——————————————————–51.600
VENDAS BRUTAS————————————————————–165.000
SEGUROS A VENCER———————————————————-12.600
CAPITAL SOCIAL————————————————————–270.000
CMV—————————————————————————–70.500
AÇÕES DE COLIGADAS——————————————————-51.000
DESPESA DE COMBUSTÍVEL————————————————-3.450
SALÁRIOS———————————————————————–4.650
VEÍCULOS———————————————————————-79.500
SALÁRIOS A PAGAR———————————————————-16.000
CONTAS A RECEBER (LP)—————————————————-67.500
RECEITA DE JUROS———————————————————–5.700
DESPESA MATERIAL DE ESCRITÓRIO————————————-9.300
MÓVEIS E UTENSILIOS—————————————————–34.500
EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS (LP)—————————————–54.000
ICMS SOBRE VENDAS——————————————————-5.100
CLIENTES———————————————————————34.300
PONTO COMERCIAL——————————————————–41.800
TÍTULOS A PAGAR———————————————————-78.000
RESERVA LEGAL————————————————————15.500
LUCRO NA VENDA DE UMA MÁQUINA———————————-12.900
BANCO CONTA MOVIMENTO——————————————–81.100
PREJUIZO NA VENDA DE VEÍCULOS————————————-6.400
DUPLICATAS A RECEBER————————————————-25.800
LUCROS ACUMULADOS————————————————–27.600
TERRENOS——————————————————————57.900
PROVISÃO PARA A CSL—————————————————10%
PROVISÃO PARA O IR—————————————————–15%

O DRE e o BP estão devidamente elaborados e disponíveis para download no link abaixo, clique e confira:

Download de planilha com DRE e BP

Conheça outras postagens, planilhas etc, acesse o mapa do blog. Aproveite e deixe um comentário aqui embaixo.


108 thoughts on “Exemplo prático de DRE e Balanço Patrimonial

  • bom dia… sou iniciantee em contabilidade, gostaria de saber de onde veio o valor 90.750 em lucros acumulados no balanco patrimonial.

    Resposta
  • Olá…Como cálculo o PROVISÃO PARA A CSL e a PROVISÃO PARA O IR?

    Resposta
  • Depende da empresa que você quer calcular, a empresa é lucro real ou presumido? Participa do SIMPLES Nacional? O normal é que o contador da empresa já forneça essas informações para você.

    Resposta
  • Realmente o link estava com problema, mas coloquei um novo link! Desculpe o transtorno! Obrigado pela visita.

    Resposta
  • Oi Alice, destaquei melhor o link na postagem, agora tenho certeza que você vai localizar! Um abraço!

    Resposta
  • Muito obrigado, espero futuramente ter mais tempo para disponibilizar mais informações e ferramentas práticas!

    Resposta
  • Bom dia, estive tentando resolver o exemplo apresentado acima, mas os saldo não conciliam. Tentei visualizar a planilha com a resolução e não consta como disponível. Teria como disponibilizar o arquivo, por favor? Desde já grata.

    Resposta
  • Parabéns! Achei super interessante e prático. Gratos pela eficiente ferramenta disponibilizada.

    Resposta
  • O exemplo acima não possui balancete, ele possui as contas já apuradas no fechamento do período bastando apenas classifica-la no local correto. As contas estão todas corretas, não é necessário verificação através de balancete.

    Resposta
  • Bom dia Jorge, gostaria de saber por as contas de salários estão separadas no BP e na DRE . Grata.

    Resposta
  • Boa noite ! O estoque de mercadorias no valor de R$81.900,00 nao entra no balanço patrimonial??? Pq ?

    Resposta
  • Jorge, bom dia. Mas na planilha está lançado o Lucro Acumulado com o valor 90.750,00. Como vc chegou a esse valor?

    Resposta
  • Ah, agora entendi! Muito obrigada Jorge, me ajudou demais!

    Resposta
  • Olá, obrigado pela visita! Não existe diferença de apresentação do último exercício social ou de um período qualquer, o que muda são os dados.

    Resposta
  • Olá, obrigado pela visita!A resposta que eu tinha dado para leitora Luana em 11/01/2016 eu acabei não explicando totalmente para ela!!!Vamos lá!Antes de montar o BP e a DR já existia a conta "Lucros Acumulados" no valor de 27.600,00, então quando jogamos todas as contas e preenchemos a DRE, ela irá ficar com "Lucro Líquido do Exercício" no valor de 63.150,00 que somando aos já existentes 27.600,00 fica o valor de 90.750,00.

    Resposta
  • como chegou ao DRE no valor de 165,000 o que somastes?

    Resposta
  • O valor de 165.000,00 são as vendas brutas, esse valor já é dado no enunciado.Obrigado pela visita.

    Resposta
  • A empresa apresentada teve um resultado positivo ( lucro) no exercício e outra pergunta comparando o ativo com passivo está e uma boa empresa?

    Resposta
  • Bom dia, obrigado pela visita!Nas contas apresentadas acima existem dois tipos de salário, a conta "salários" que são os salários já pagos, se já foi pago ela não é uma conta de passivo, ela será uma conta de despesa, então o certo é ela aparecer somente na DRE.Já a outra conta é de "salários a pagar", nesse caso é uma obrigação da empresa, então é um passivo, por isso ela aparece no balanço e não no DRE, pois ainda não foi paga, obrigações futuras não aparecem no DRE.Espero ter ajudado, caso a dúvida persista tentarei explicar de outra forma!!!

    Resposta
  • jorge, como faço para falar com vc por e_mail?

    Resposta
  • Olá, obrigado pela visita, para me enviar um e-mail basta pegar o endereço lá no menu contato, lá em cima!!!

    Resposta
  • Nesse exemplo não precisa calcular o CMV pois ele já foi dado no enunciado, ele é o 7º item da lista acima, de cima para baixo.

    Resposta
  • tô com uns trabalhos aqui de contabilidade contabilidade, Balanço Patrimonial. Será se poderia me ajudar?Simule pelo menos 25 fatos contábeis que envolvam os itens abaixo discriminados:✓ Início das atividades da empresa com parte do capital integralizado com pelo menos dois itens diferentes, sendo uma parte em dinheiro;✓ Aquisição de mercadorias à vista e a prazo em operações distintas ou não;✓ Venda de mercadorias à vista e a prazo em operações distintas ou não;✓ Aquisição de ativos imobilizados;✓ Concessão de descontos;✓ Prestação de serviços;✓ Contratação de serviços;✓ Gastos com água, energia e aluguel;✓ Salários;✓ Empréstimos tomados;✓ Financiamentos;✓ Adiantamento a empregados;✓ Depreciações;✓ Provisões para perdas e para pagamentos e✓ Desconto de duplicatas• Os mencionados itens podem estar relacionados entre si, quando for o caso, no mesmo fato contábil.• Explorem uma situação o mais próximo da realidade empresarial possível. Leia algo sobre o ramo de atividade e contextualize as operações.Apurem o resultado e elaborem o balanço patrimonial

    Resposta
  • Boa noite, o valor está sim no balanço patrimonial. Está no Ativo Circulante abaixo da conta "duplicatas a receber" e acima de "Despesas antecipadas".

    Resposta
  • Olá, obrigado pela visita!A empresa conforme pode ser observado no DRE apresentou lucro líquido de R$ 63.150,00. Se pegarmos o lucro e dividir por 12 meses teremos 5.262,50, isso é bom? Se é bom ou não vai depender de quanto o sócio está exigente quanto ao retorno que a empresa deve gerar, pois empresa nada mais é que um investimento.Da mesma forma, se analisarmos somente o balanço patrimonial para dizer se a empresa é ou não boa, teremos a mesma hipótese do sócio. Pois a grossa análise que podemos fazer é que a empresa apresentou lucro e que tem um passível exigível de 220.650,00 bem menor que o seu ativo. Então sim, podemos dizer que a empresa é boa. Mas, se houver outra comparação, como empresas do mesmo ramo ou exigência de retorno ela poderá ser ruim.

    Resposta
  • Bom Dia meu Caro gostaria de saber se este modelo de balanço patrimonial e DRE podem ser usados para um exemplo que exige a demonstração do ultimo exercicio social? ou se o balanço e DRE o do exercicio ultimo social é diferente deste?deste já parabéns pelo blog

    Resposta
  • Oi Augustinho, qual está sendo sua dúvida? É no preenchimento ou no uso das contas contábeis?Como eu não sou contador de formação, e sim administrador, meus conhecimentos contábeis estão um pouco enferrujados, mas no que eu couber meu conhecimento, eu te ajudo. Qualquer coisa envia um e-mail detalhando sua dúvida.

    Resposta
  • Bom dia Jorge.O valor do Patrimonio Liquido do seu exemplo é $376.250,00.

    Resposta
  • Com as poucas informações disponibilizadas no exercício não é possível montar um, você precisa de um exemplo?

    Resposta
  • Bom dia, não encontrei as informações pra formar o cmv, pode me ajudar onde esta o estoque inicial, as compras liquidas e o estoque final?

    Resposta
  • Muito boa tarde! Sou estudante do 3 período de Gestão Financeira e entrei no seu blog por acaso e gostei muito, parabéns!

    Resposta
  • É o grupo de direitos a receber de curto prazo, cujo é a soma de 34.300 de clientes, 12.600 de seguros a vencer, e duplicatas a receber de 25.800.

    Resposta
  • Olá, boa tarde! Fiquei com uma dúvida de como você conseguiu chegar no valor das PROVISÃO PARA A CSL e a PROVISÃO PARA O IR?

    Resposta
  • Olá, boa tarde!
    Fiquei com uma dúvida de como você conseguiu chegar no valor das PROVISÃO PARA A CSL e a PROVISÃO PARA O IR?

    Resposta
  • É o grupo de direitos a receber de curto prazo, cujo é a soma de 34.300 de clientes, 12.600 de seguros a vencer, e duplicatas a receber de 25.800.

    Resposta
  • Muito boa tarde! Sou estudante do 3 período de Gestão Financeira e entrei no seu blog por acaso e gostei muito, parabéns!

    Resposta
  • Nesse exemplo não precisa calcular o CMV pois ele já foi dado no enunciado, ele é o 7º item da lista acima, de cima para baixo.

    Resposta
  • Bom dia, não encontrei as informações pra formar o cmv, pode me ajudar onde esta o estoque inicial, as compras liquidas e o estoque final?

    Resposta
  • Oi Augustinho, qual está sendo sua dúvida? É no preenchimento ou no uso das contas contábeis?

    Como eu não sou contador de formação, e sim administrador, meus conhecimentos contábeis estão um pouco enferrujados, mas no que eu couber meu conhecimento, eu te ajudo. Qualquer coisa envia um e-mail detalhando sua dúvida.

    Resposta
  • tô com uns trabalhos aqui de contabilidade contabilidade, Balanço Patrimonial. Será se poderia me ajudar?

    Simule pelo menos 25 fatos contábeis que envolvam os itens abaixo discriminados:
    ✓ Início das atividades da empresa com parte do capital integralizado com pelo menos dois itens diferentes, sendo uma parte em dinheiro;
    ✓ Aquisição de mercadorias à vista e a prazo em operações distintas ou não;
    ✓ Venda de mercadorias à vista e a prazo em operações distintas ou não;
    ✓ Aquisição de ativos imobilizados;
    ✓ Concessão de descontos;
    ✓ Prestação de serviços;
    ✓ Contratação de serviços;
    ✓ Gastos com água, energia e aluguel;
    ✓ Salários;
    ✓ Empréstimos tomados;
    ✓ Financiamentos;
    ✓ Adiantamento a empregados;
    ✓ Depreciações;
    ✓ Provisões para perdas e para pagamentos e
    ✓ Desconto de duplicatas
    • Os mencionados itens podem estar relacionados entre si, quando for o caso, no mesmo fato contábil.
    • Explorem uma situação o mais próximo da realidade empresarial possível. Leia algo sobre o ramo de atividade e contextualize as operações.
    Apurem o resultado e elaborem o balanço patrimonial

    Resposta
  • Com as poucas informações disponibilizadas no exercício não é possível montar um, você precisa de um exemplo?

    Resposta
  • Bom dia Jorge.
    O valor do Patrimonio Liquido do seu exemplo é $376.250,00.

    Resposta
  • Olá, obrigado pela visita! Não existe diferença de apresentação do último exercício social ou de um período qualquer, o que muda são os dados.

    Resposta
  • Bom Dia meu Caro
    gostaria de saber se este modelo de balanço patrimonial e DRE podem ser usados para um exemplo que exige a demonstração do ultimo exercicio social? ou se o balanço e DRE o do exercicio ultimo social é diferente deste?
    deste já parabéns pelo blog

    Resposta
  • Olá, obrigado pela visita!
    A empresa conforme pode ser observado no DRE apresentou lucro líquido de R$ 63.150,00. Se pegarmos o lucro e dividir por 12 meses teremos 5.262,50, isso é bom? Se é bom ou não vai depender de quanto o sócio está exigente quanto ao retorno que a empresa deve gerar, pois empresa nada mais é que um investimento.

    Da mesma forma, se analisarmos somente o balanço patrimonial para dizer se a empresa é ou não boa, teremos a mesma hipótese do sócio. Pois a grossa análise que podemos fazer é que a empresa apresentou lucro e que tem um passível exigível de 220.650,00 bem menor que o seu ativo. Então sim, podemos dizer que a empresa é boa. Mas, se houver outra comparação, como empresas do mesmo ramo ou exigência de retorno ela poderá ser ruim.

    Resposta
  • A empresa apresentada teve um resultado positivo ( lucro) no exercício e outra pergunta comparando o ativo com passivo está e uma boa empresa?

    Resposta
  • Boa noite, o valor está sim no balanço patrimonial. Está no Ativo Circulante abaixo da conta "duplicatas a receber" e acima de "Despesas antecipadas".

    Resposta
  • O valor de 165.000,00 são as vendas brutas, esse valor já é dado no enunciado.
    Obrigado pela visita.

    Resposta
  • Boa noite !
    O estoque de mercadorias no valor de R$81.900,00 nao entra no balanço patrimonial??? Pq ?

    Resposta
  • como chegou ao DRE no valor de 165,000 o que somastes?

    Resposta
  • Ah, agora entendi! Muito obrigada Jorge, me ajudou demais!

    Resposta
  • Olá, obrigado pela visita!

    A resposta que eu tinha dado para leitora Luana em 11/01/2016 eu acabei não explicando totalmente para ela!!!

    Vamos lá!
    Antes de montar o BP e a DR já existia a conta "Lucros Acumulados" no valor de 27.600,00, então quando jogamos todas as contas e preenchemos a DRE, ela irá ficar com "Lucro Líquido do Exercício" no valor de 63.150,00 que somando aos já existentes 27.600,00 fica o valor de 90.750,00.

    Resposta
  • Bom dia, obrigado pela visita!

    Nas contas apresentadas acima existem dois tipos de salário, a conta "salários" que são os salários já pagos, se já foi pago ela não é uma conta de passivo, ela será uma conta de despesa, então o certo é ela aparecer somente na DRE.

    Já a outra conta é de "salários a pagar", nesse caso é uma obrigação da empresa, então é um passivo, por isso ela aparece no balanço e não no DRE, pois ainda não foi paga, obrigações futuras não aparecem no DRE.

    Espero ter ajudado, caso a dúvida persista tentarei explicar de outra forma!!!

    Resposta
  • Jorge, bom dia. Mas na planilha está lançado o Lucro Acumulado com o valor 90.750,00. Como vc chegou a esse valor?

    Resposta
  • Bom dia Jorge, gostaria de saber por as contas de salários estão separadas no BP e na DRE . Grata.

    Resposta
  • Olá, obrigado pela visita, para me enviar um e-mail basta pegar o endereço lá no menu contato, lá em cima!!!

    Resposta
  • jorge, como faço para falar com vc por e_mail?

    Resposta
  • Realmente o link estava com problema, mas coloquei um novo link! Desculpe o transtorno! Obrigado pela visita.

    Resposta
  • Oi Alice, destaquei melhor o link na postagem, agora tenho certeza que você vai localizar! Um abraço!

    Resposta
  • Depende da empresa que você quer calcular, a empresa é lucro real ou presumido? Participa do SIMPLES Nacional? O normal é que o contador da empresa já forneça essas informações para você.

    Resposta
  • Olá…

    Como cálculo o PROVISÃO PARA A CSL e a PROVISÃO PARA O IR?

    Resposta
  • bom dia… sou iniciantee em contabilidade, gostaria de saber de onde veio o valor 90.750 em lucros acumulados no balanco patrimonial.

    Resposta
  • O exemplo acima não possui balancete, ele possui as contas já apuradas no fechamento do período bastando apenas classifica-la no local correto. As contas estão todas corretas, não é necessário verificação através de balancete.

    Resposta
  • Muito obrigado, espero futuramente ter mais tempo para disponibilizar mais informações e ferramentas práticas!

    Resposta
  • Parabéns! Achei super interessante e prático. Gratos pela eficiente ferramenta disponibilizada.

    Resposta
  • Bom dia, estive tentando resolver o exemplo apresentado acima, mas os saldo não conciliam. Tentei visualizar a planilha com a resolução e não consta como disponível. Teria como disponibilizar o arquivo, por favor? Desde já grata.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.