Administração

O estilo brasileiro de administrar


PENSANDO NA CULTURA BRASILEIRA NA GESTÃO EMPRESARIAL

Por que devemos pensar na cultura brasileira na gestão empresarial? Sabemos que povos diferentes vivem de formas diferentes, tem alimentação, festas, roupas, línguas, símbolos, heróis diferenciados. Muito já foi escrito sobre o caráter nacional, as características do povo brasileiro e os traços típicos encontrados em nossa sociedade. A preocupação maior desta literatura está em analisar cada aspecto de forma individualizada, buscando suas raízes em componentes de nossa historia, geográfica, formação étnica e outros elementos.

Nossa proposta de pensar na cultura brasileira busca outro ângulo do tema. É preciso compreender a ação cultural de forma integrada. É sobre esta perspectiva que propomos aqui um modelo da ação cultural brasileira na gestão empresarial – um modelo do estilo brasileiro de administrar, que retrata um sistema cultural com varias facetas, mas que age simultaneamente através de seus vários componentes.

Outro aspecto em relação à forma de pensar a cultura brasileira está relacionado ao universo representativo, que pode dar legitimidade à especificação desta cultura. Na verdade dentro desta mesma concepção de visão sistêmica, o modelo proposto considera estes dois universos. Mesmo que cada um tenha traços próprios, eles geram uma ação simbiótica e, dessa forma, podemos agregar à cultura traços que surgem como resultado de sua interação. O mesmo ocorre se pensarmos a cultura sobre a ótica da forma e informal? Qual enfoque deve ser mais privilegiado como o mais natural e significativo da cultura brasileira? Novamente, nosso modelo visualiza os dois universos e, mais do que isto, aquilo que emerge da relação entre eles.

UM NOVO MODELO DO SISTEMA DE AÇÃO CULTURAL BRASILEIRO

Dentro da perspectiva definida de se pensar na cultura brasileira, o modelo proposto de ação cultural brasileira, conforme nossas pesquisas pode ser caracterizado como um sistema composto de quatro subsistemas: o institucional (ou formal) e o pessoal (ou informal), e os dos lideres e liderados, apresentando traços culturais em comum e traços especiais, que articulam o conjunto como um todo. O Institucional esta relacionados com os traços culturais que encontramos no espaço da “rua”, como defini DaMatta (1987), enquanto os traços típicos do espaço da “casa” compõem o subsistema pessoal.

O Subsistema dos lideres faz corte, reunindo traços encontrados naqueles que detêm o poder, enquanto o subsistema dos liderados abrange os aspectos culturais mais próximos daqueles subordinados ao poder. Admitida tal estrutura, como opera no dia-a-dia estes quatros sistemas? Surge ai algumas possibilidades de relações, de convivência entre indivíduos e pessoa, lideres e liderados.

É importante perceber que neste conjunto de traços culturais pode sobrepor-se com maior ou menor intensidade, chegando ate a formar um único conjunto que tem outro como subconjunto. Chamamos de englobamento este fenômeno, podendo existir influencia nos dois sentidos: tanto o individuo contaminando as pessoas, como as pessoas contaminando o indivíduo.

Neste ponto, queremos ressaltar que, mais do que a estrutura cultural, será fundamentalmente seu processo de fundamento que estará definindo o sistema de ação cultural brasileiro. Esses subsistemas apresentam interseções entre si, encontrando-se traços culturais comuns. São quatro interseções caracterizadas pela concentração do poder, pelo personalismo, pela postura de espectador e pelo evitar conflito, distribuídas da seguinte forma:

  1. Concentração de poder na interseção dos subsistemas lideres e formal;
  2. Postura de espectador na interseção dos subsistemas liderados e formais;
  3. Personalismo na interseção dos subsistemas lideres e pessoal;
  4. Evitar conflito na interseção dos subsistemas liderados e pessoal.


A combinação de todos os traços citados é que constitui e opera o modelo proposto, aqui denominado “Sistema de Ação Cultural Brasileiro”.

DESCRIÇÃO DO MODELO PROPOSTO: SUBSISTEMAS DOS “LIDERES”

Na dimensão institucional, o que existe é a concentração do poder. A seu lado, surge o extenso personalismo, presente na dimensão pessoal de nossa sociedade. O terceiro elemento surge, articulando essas duas dimensões e que dá o perfil do estilo brasileiro de liderar, é o personalismo. A ele será dada especial atenção, já que gera vários desdobramentos de nossa cultura.

Valor atribuído aos laços entre os membros de uma sociedade: Em sociedades com laços frágeis, soltos: cada um deve cuidar de seu próprio interesse. Os relacionamentos são baseados na mútua utilidade, pela troca objetiva. Existe uma maior permeabilidade à agregação de novos membros junto à sociedade.

Em sociedade com laços muitos estreitos: as pessoas nascem em coletividade ou grupos que podem ser uma extensão de sua família. Cada um deve cuidar dos interesses de seu grupo, que o fiscalizará e protegerá. Existe uma forte integração e impermeabilidade da sociedade.

A sociedade brasileira dá mais valor ao seu grupo de “pertença” do que ao individuo. A referência para a decisão é a importância ou a necessidade da pessoa envolvida na questão, sobrepondo-se às necessidades do sistema no qual a questão esta inserida. Na sociedade brasileira, o patriarca tudo pode e aos membros dos clãs só cabe pedir e obedecer, sob pena de sua exclusão do âmbito das relações.

O patriarcalismo, a face supridora e afetiva do pai, atendendo ao que dele esperam os membros do clã, e o patrimonialismo, a face hierárquica e absoluta impondo com a tradicional aceitação, a sua vontade aos seus membros, convivem lado a lado em nossa sociedade. A cultura paternalista se encontra em paises que combinam um alto índice de concentração de poder com baixo individualismo. Fenômenos de dependência social (interação entre os lideres e liderados):

  1. Controle do comportamento: exercido pela perda/recompensa das relações sociais criadas, seja pelo grau de parentesco, amizade ou intimidade;
  2. Controle do destino: exercido pela perda/recompensa de uma posição com e suas conseqüências econômicas.


SUBSISTEMA INSTITUCIONAL

A liberdade individual e o grau de autonomia estão na base da dinâmica do subsistema institucional, que compõe o sistema de ação cultural brasileiro. Consciência da realidade:

  1. Consciência intransitiva: centralização de interesses do homem em formas mais vegetativas de vida;
  2. Consciência transitivo-ingênua-ingênua: aumenta o diálogo com outros homens e seu mundo. Caracteriza-se pela simplicidade na interpretação dos problemas e na aceitação de explicações mágicas e fabulosas.


Funcionamos, reflexivamente, orientados pela autoridade externa. Nosso centro de gravitação, com raríssimas exceções, sempre esteve numa referência de poder externo dominadora, que limita a nossa consciência crítica. O caráter brasileiro:

  1. Aceitação passiva da realidade: o povo é qualificado como incapaz e em função disso tomam-se as decisões por ele, o que o deixa novamente sem praticar e sem possibilidades de crescimento. Existe um processo de infantilização onde, mesmo havendo maior liberdade de atuação, não se saiba o que se quer, não há vontade própria; assim, envolvido em um clima de perplexidade, o libertado sente-se novamente forçado a conformar sua conduta às expectativas da autoridade externa;
  2. Transferência de responsabilidade: se o poder não esta comigo, não estou incluído nele e não sou eu quem tomo a decisão, a responsabilidade também não é minha;
  3. Capacidade de realização por autodeterminação reduzida: o brasileiro age “para o gasto” ou o suficiente para a manutenção do estado atuais ou no máximo, pequenas reformas sem avanços significativos.


O formalismo caracteriza na maneira pela qual os povos se comportam em relação ao desconhecido, que gera incertezas e riscos.

  1. Baixo índice de controle da incerteza: algumas sociedades socializam seus membros para aceitarem e tolerarem os eventos tal qual eles se apresentam. Suas pessoas são relativamente tolerantes ao comportamento e às opiniões que diferem de suas próprias, pois não sentem ameaças em função dessas divergências;
  2. Alto índice de controle da incerteza: algumas sociedades socializam seus membros no sentido de combater e vencer o futuro. Isso gera maior ansiedade entre as pessoas que deverão estar de prontidão para enfrentar surpresas. O clima é mais tenso e se envolve de uma maior emocionalidade e agressividade.


O brasileiro apresenta códigos de uma socialização do tempo que o colocaria próximo de uma sociedade pouco preocupada com o futuro. A busca de resultados imediatos e de uma capacidade de provisionamento mostra uma postura sem ansiedade para o que possa vir depois. Como conseqüência, surge uma capacidade de elaboração de leis, regulamentos, normas, como meio de regular comportamentos futuros.

O grau de impunidade brasileiro fecha o elo de traços no meio social. Os líderes sempre no seu poder, conseguem sempre uma atenuação, e a lei propriamente dita é aplicada para poucos, esses que não possuem conhecimento, nem tão pouco defesa, ficando concentrada a lei com todos os seus direitos na mão da minoria. Essa situação só aumenta nosso estado de “visão vitrine”, que deixa a punição se encher de prêmios de impunidade.


SUBSISTEMA PESSOAL

Articulando os subsistemas líderes e liderados está a lealdade pessoal. Esse componente tão importante faz com que os integrantes de um grupo depositem sua confiança a um líder, e mais comumente nos lugares onde há alta dependência do controle, ficando altamente prejudicada a autonomia do grupo. Uma das soluções para que a lealdade não venha a ter conflitos com o formalismo dentro do ambiente brasileiro é transformar a rigidez institucional em redes de relacionamentos pessoal.

Devido à alta desigualdade de poder e a dependência nas relações, ocasionalmente podem gerar conflitos, e uma das soluções brasileiras de enfrentar tal problema é de certa forma usar a lealdade em uma pessoa que possa intermediar com os líderes, virando um próprio triângulo. Na forma de líder-liderado, o líder não se preocupa em evitar o conflito, pois a estrutura já definida proporciona tal atitude, já premeditando a reação do liderado em procurar soluções indiretas.

SUBSISTEMA DOS LIDERADOS

Agindo na articulação entre os subsistemas institucional e pessoal, um dos mais importantes traços é a flexibilidade. Esse traço é a adaptação ao ambiente de meios e subterfúgios originais para a aquisição de um benefício próprio, e a nossa incrível criatividade até aclamada pelo exterior. A Adaptabilidade pode ser vista de varias maneiras, não só em adaptações como do tipo econômico, como também na própria terra estrangeira. Nossa criatividade aparece em nossas festas como o carnaval, em manifestações, na arquitetura de Brasília etc.

Dentro desse conjunto de trações forma o que chamam de Sistema de Ação Cultural Brasileiro, um jeito todo diferente de se administrar, diferente de todos os outros modelos brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.