Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio
Margem de Contribuição
“É a diferença entre a Receita e o Custo Variável de cada produto; é o valor que cada unidade efetivamente traz à empresa de sobra entre sua receita e o custo que de fato provocou e lhe pode ser imputado sem erro.” (Eliseu Martins-2003)
“É decorrente da diferença entre o preço de venda e os custos variáveis somados com as despesas variáveis.” (Célio Lora-1996)
Portanto:
MCu = PVu – (CVu + DVu)
Sendo:
MCu: Margem de Contribuição Unitária
PVu: Preço de Venda Unitário
CVu: Custo de Venda Unitário
DVu: Despesa Variável Unitário
Saber a margem de contribuição pode ajudar na tomada de decisão de sua empresa, por mostrar qual produto contribui mais para “pagar as contas”. Algumas outras variações da margem de contribuição, como a margem de contribuição total, por hora máquina e análises, pode ser encontrada na planilha Margem de Contribuição, clique no link e faça o download, verifique como é feito os cálculos e depois tente fazer você mesmo, aplicando os conceitos e fórmulas à sua realidade. Você sabe qual é a margem de contribuição do seu produto?
Ponto de Equilíbrio
Ponto de Ruptura, ou em inglês, Break Even Point, que segundo o dicionário Michaelis é o equilíbrio entre a receita e a despesa, sem lucro, nem perdas.
Ele nasce da conjugação dos custos totais com as receitas totais. É o volume de produção e vendas, necessário para evitar que a empresa opere no vermelho. Portanto, o Ponto de Equilíbrio é o volume de produtos que absorvem os custos fixos somados às despesas fixas.
Matematicamente podem existir dois tipos de ponto de equilíbrio:
Ponto de Equilíbrio de Quantidade
PEq = (CF + DF) / MCu
Onde:
PEq: Ponto de Equilíbrio de Quantidade
CF: Custos fixos totais
DF: Despesas fixas totais
MCu: Margem de Contribuição Unitária
Ponto de Equilíbrio Monetário
PEm = PEq x Preço de Venda
Onde:
PEm: Ponto de Equilíbrio Monetário
PEq: Ponto de Equilíbrio de Quantidade
Ponto de Equilíbrio de um Mix de Produtos
Para calcular o Ponto de Equilíbrio de vários produtos você deve seguir os seguintes passos:
- Obter a participação do produto nas vendas (Vendas do produto no período calculado dividido pelas vendas totais);
- Calcular a margem de contribuição unitária percentual (MCu% = MCu / Preço de Venda);
- Calcular a margem de contribuição unitária percentual média (MCu%Média = Participação[1] x MCu%) por produto componente do Mix;
- Com os dados acima já é possível calcular o Ponto de Equilíbrio Monetário (PEm = Custos Fixos dividido pelo somatório das MCu%Média de cada produto);
- Para calcular o Ponto de Equilíbrio Monetário da Empresa (Total) basta multiplicar o PEm de cada produto pela participação de cada produto nas vendas;
- E por último, para calcular o Ponto de Equilíbrio de Quantidade de cada produto, basta dividir o PEm de cada produto pelo preço de venda.
Gostou? Então compartilhe, deixe um comentário aqui embaixo, ajude esse autor a continuar postando coisas interessantes para você! Anh! Não esqueça de curtir a página no facebook!
a planilha desse link -> https://universoadministracao.com/2015/08/08/margem-de-contribuicao-e-ponto-de-equilibrio/ não está funcionando.
Oi Alex, link alterado.