Planilhas

Planilha de Análise do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício

Balanço Patrimonial e DRE


Olá pessoal, hoje vou trazer uma ferramenta que desenvolvi para analisar uma empresa através dos dados de uma DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e de um BP (Balanço Patrimonial), nessa planilha basta você informar os dados e já sai as análises prontas. 


Como Usar a Planilha
Navegue na planilha através dos links dos botões em azul. A planilha já vem preenchida, para apagar os dados e inserir novas informações, apague somente os dados que estão em células em branco (sem preenchimento da cor cinza), pois as células que estão na cor cinza possui as fórmulas para o cálculo. A área “Análises” é automática e não tem necessidade de inserir novas informações, após inserir os dados no BP e na DRE basta clicar no botão azul Análises e analisar os índices apresentados. Cada índice possui ao lado a observação com o significado e a explicação do cálculo. ATENÇÃO: Os valores negativos devem ser digitados com o sinal “-” (menos) antes, apresentando o número entre parênteses.

Análises Automáticas

Liquidez Imediata: Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. Excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para análise da situação a curto-prazo da empresa. Fórmula: Disponibilidades/PC

Liquidez Seca: Similar a liquidez corrente a liquidez Seca exclui do cálculo os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações. Fórmula: (AC – Estoques)/PC

Liquidez Corrente: Índice de Liquidez Corrente (ILC) indica quanto a empresa possui em recursos disponíveis, bens e direitos realizáveis a curto prazo, para fazer face ao total de suas dívidas de curto prazo. Fórmula: AC/PC

Liquidez Geral: Definido pela fórmula (AC+RLP)/(PC+ELP), o Índice de Liquidez Geral (ILG) indica quanto a empresa possui em disponibilidades, bens e direitos realizáveis no curso do exercício seguinte para liquidar suas obrigações, com vencimento neste mesmo período.

Solvência Geral: O índice de Solvência Geral expressa o grau de garantia que a empresa dispõe em Ativos (totais), para pagamento do total de suas dívidas. Envolve além dos recursos líquidos, também os permanentes. Fórmula: AT/(PC+ELP)

Endividamento Total: O Endividamento Total mede o percentual de participação do capital de terceiros em relação aos recursos totais da empresa. Fórmula: (PC+ELP)/AT. Quanto menor melhor já que quanto maior o valor deste indicador, mais endividada está a empresa.

Garan. de C. Terceiro: A Garantia de Capitais de Terceiros procura mostrar a relação entre o Capital de Terceiros (Passivo Circulante e Exigível a Longo Prazo) com o Capital Próprio (Patrimônio Líquido). Quanto menor, melhor. Considera-se normal uma participação de até 100% do Capital Próprio.

Ativo Circulante: Percentual do Ativo Circulante em relação ao Ativo Total, o Ativo Cuirculante são os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo (próximos 12 meses). O Ideal para a maioria das atividades econômicas gira em torno de 45%.

Ativo Não Circulante: Percentual do Ativo Não Circulante em relação ao Ativo Total, o Ativo Não Cuirculante são os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento. O Ideal para a maioria das atividades econômicas gira em torno de 55%.

Capital de Terceiro: Percentual do Passivo Circulante e Não Circulante em relação ao Passivo Total, representa a concentração de uso do capital dos outros. O Ideal para a maioria das atividades econômicas gira em torno de 40%.

Capital Próprio: Percentual do Patrimônio Líquido em relação ao Passivo Total, representa a concentração de uso do capital dos sócios. O Ideal para a maioria das atividades econômicas gira em torno de 60%.

Margem do Lucro Bruto: A Margem do Lucro Bruto mede a rentabilidade das vendas, logo após as deduções de vendas (impostos sobre vendas, devoluções, abatimentos e descontos incondicionais) e do custo dos produtos vendidos. Este indicador fornece assim a indicação mais direta de quanto a empresa está a ganhar como resultado imediato da sua atividade. Fórmula: LB/ROL

Margem do Lucro Operacional: A Margem Operacional mede a eficiência operacional da empresa, ou seja, o quanto de suas receitas líquidas provenientes de vendas e serviços vieram de suas atividades operacionais. Fórmula: LO/ROL

Margem do Lucro Líquido: Mede a fração de cada real de vendas que resultou em lucro líquido. Fórmula: LL/ROL


44 comentários sobre “Planilha de Análise do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.