Planilhas

Planilha de controle financeiro pessoal

Controle Financeiro Pessoal


Planilha de controle financeiro pessoal


Planilha ideal para controlar seus gastos pessoais, fazer seu orçamento mensal e gerar análises automáticas.

Divisões de gastos

A planilha conta com seis categorias de gasto, conforme é determinado pelo livro Os Segredos da Mente Milionária do autor T. Harv Eker, que são:

Necessidades Básicas: usada para nossos gastos comuns como supermercado, telefone, casa etc. Recomendação: 50% da renda no máximo


Poupança para Despesas de Longo Prazo (LP): é a conta para aquelas despesas que aparecem algumas vezes por ano, como IPTU, IPVA, presentes de aniversário e também para gastos inesperados. Recomendação: 10% da renda


Diversão: não basta só pouparmos ou gastarmos com despesas triviais, se você rala pra caramba e não consegue nem tomar um sorvete e ir ao cinema mais cedo ou mais tarde você vai acabar ficando insatisfeito e sem sentido o seu trabalho, já que você não usufrui do que você ganha. Recomendação: 10% da renda


Doações: se você faz parte de alguma religião como o cristianismo, normalmente nas igrejas damos uma colaboração chamado de dízimo, ela pode ser classificada nessa conta, já que normalmente o dízimo é usado para um bem maior, ajudar pessoas, ajudar alguém da igreja a transformar pessoas para melhor etc. Se você não é adepto de nenhuma religião poderá usar essa conta para ajudar seu próximo, ou até mesmo doar para alguma instituição séria de caridade. Recomendação: 10% da renda


Instrução Financeira: a conta da Instrução Financeira é um valor que você deve gastar para aprender mais sobre finanças pessoais, sobre como investir seu dinheiro, etc. Pode ser usada para comprar livros ou fazer cursos. Recomendação: 10% da renda


Liberdade Financeira: é a conta mais importante, a única que você pode colocar mais do que o recomendado, e será ela a capaz de conquistar sua tão sonhada liberdade financeira (não precisar mais trabalhar para pagar suas despesas mensais). Pode ser aplicações no mercado financeiro (ações, FIIs etc), pode ser renda fixa, pode ser em reservas para criar um negócios próprio etc. Recomendação: 10% da renda no mínimo.

    Explicação sobre cada planilha

    Disponível: Coloque o valor que está na sua carteira (dinheiro em espécie), e o seu saldo da conta corrente. Saldo total calcula a soma das duas. Cartão de crédito será a soma de todas as despesas a pagar classificadas como cartão de crédito. Total disponível será o saldo total menos as despesas provisionadas do cartão de crédito. Diferença no controle é uma fórmula automática para saber se o seu controle bate com o valor que você tem em carteira e em conta corrente. Nas células do lado direito você pode colocar os detalhes do valor que você investe do grupo “Liberdade financeira”.

    Controle: nessa planilha você vai colocar todas as suas entradas e saídas, colocando primeiro a data do lançamento, o tipo, a categoria, sub categoria, descrição do lançamento, valor efetivamente pago, ou se ainda não chegou o dia de pagar, como acontece com as compras no cartão de crédito você coloca na coluna Valor previsto. Após preencher a primeira linha dê um TAB no seu teclado para passar para a próxima linha. Atenção: sempre repita esse procedimento para as fórmulas e formatações não perderem a configuração.

    Análises: são as tabelas dinâmicas que geram análises automaticamente, bastando você atualizar elas após você inserir os dados. Para atualizar, clique com o botão direito em cima de qualquer análise e clique em atualizar

    Cadastro: você pode mudar o cadastro das categorias de classificação.


    Links adicionais


    As melhores frases do livro Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker


    Dúvidas ou sugestões ou até mesmo agradecimentos poste nos comentários aqui mesmo no Blog, não custa nada e você irá me incentivar a continuar ajudando as pessoas!

    Um abraço e até a próxima!

    20 comentários sobre “Planilha de controle financeiro pessoal

    • Olá, excelente planilha,Não consegui inserir linhas pressionando o TAB, pode detalhar como fazer?

      Resposta
    • Olá, obrigado pelo elogio! Para inserir linhas pressionando o TAB você terá que ir para a última linha, mas não a linha de totais, tem que ser uma linha antes da linha de totais, ai é só clicar lá e ir pressionando a tecla TAB e pronto, o Excel irá colocar linhas para você!

      Resposta
    • Olá, então clica no link acima que você será direcionado para o arquivo no Onedrive, ai é clicar em baixar e depois abrir no seu Excel no Computador.

      Resposta
    • Jorge Abraão, grande ajuda! Obrigado.Muito bem passado, está bem trabalhado e fácil de ler e entender. Tem link para baixar o arquivo para usar direto pelo programa, ou qual a maneira de baixar pelo Chrome?

      Resposta
    • Olá, então clica no link acima que você será direcionado para o arquivo no Onedrive, ai é clicar em baixar e depois abrir no seu Excel no Computador.

      Resposta
    • Jorge Abraão, grande ajuda! Obrigado.
      Muito bem passado, está bem trabalhado e fácil de ler e entender.
      Tem link para baixar o arquivo para usar direto pelo programa, ou qual a maneira de baixar pelo Chrome?

      Resposta
    • Olá, obrigado pelo elogio! Para inserir linhas pressionando o TAB você terá que ir para a última linha, mas não a linha de totais, tem que ser uma linha antes da linha de totais, ai é só clicar lá e ir pressionando a tecla TAB e pronto, o Excel irá colocar linhas para você!

      Resposta
    • Olá, excelente planilha,

      Não consegui inserir linhas pressionando o TAB, pode detalhar como fazer?

      Resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.