Conceitos de Custo, Despesa, Perda, Desembolso e Lucro
Antes de começar com os conceitos reflita sobre a célebre frase sobre custo:
“Preços muito baixos podem significar que não há mais nenhum diferencial competitivo a oferecer para o meu cliente.” (Miguel Juan Basic, 2002)
São tantos conceitos na área de custos que às vezes fica difícil memorizar tudo, abaixo segue alguns dos principais conceitos com exemplo e também planilha prática:
Custo: gasto relativo a bem ou serviço consumido diretamente na produção de outros bens ou serviços.
Os custos precisam ser classificados para atender às diversas finalidades para as quais são apurados. As duas classificações básicas são aquelas que permitem (1) determinar o custo do produto fabricado e (2) seu comportamento em diferentes volumes de produção.
A regra básica para essa classificação é: se for possível identificar a quantidade do elemento de custo aplicada no produto, o custo será direto. Se não for possível identificar essa quantidade, o custo será indireto.
Custos Fixos: gastos que transformam ativos; não variam em função dos volumes produzidos.
Custos de Transformação: esforço empregado no processo produtivo; soma de todos os custos de produção, exceto os relativos à matéria-prima ou outros produtos adquiridos e empregados sem modificação.
Custos Primários: soma de matéria-prima e mão-de-obra direta aplicada ao produto; não confundir com todos os custos diretos, por exemplo: embalagem é custo direto mas não é primário.
Perda: Bem ou serviço consumido de forma anormal ou involuntária.
Desembolso: Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço.
Lucro: Depois de pagos todos os custos e despesas, inclusive a parte que cabe a remuneração dos sócios, o que sobra é o lucro líquido.
Agora chegou a hora de testar o seu aprendizado, acesse o link Classificação, e tente você mesmo classificar os itens da planilha.
Conheça outras postagens, planilhas etc, acesse o mapa do blog. Aproveite e deixe um comentário aqui embaixo.
Referências e fontes consultadas:
MEGLIORINI, Evandir. Custos – Análise e Gestão São Paulo. 2006. Ed. Pearson.
ASSEF, Roberto Guia Prático de Formação de Preços. São Paulo. Ed. Atlas. 2006.
Que bom que está ajudando!
Muito bom!
Que bom que está ajudando!
Muito bom!